CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIACHO DO MACHADO EM VÁRZEA ALEGRE, CEARÁ/ Characterization physiographic of the watershed of the Machado of Creek in Várzea Alegre, Ceará

  • Geovane Barbosa Reinaldo Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu
  • Helba Araújo de Queiroz Palácio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu.
  • José Bandeira Brasil Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal do Ceará
  • Matheus Magalhães Silva Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu.
  • Marcos Makeison Moreira de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu.

Resumo

As características físicas e bióticas de uma bacia possuem importante papel nos processos do ciclo hidrológico, influenciando, dentre outros, a infiltração, a quantidade de água produzida como deflúvio, a evapotranspiração, os escoamentos superficial e sub-superficial. Objetivou-se com este trabalho determinar as características morfométricas da bacia hidrográfica do Riacho do Machado, localizada no município de Várzea Alegre no Estado do Ceará. Neste sentido, obteve-se inicialmente o Modelo Numérico do Terreno (MNT) da missão SRTM, para a estimativa dos principais parâmetros morfométricos relevantes para o estudo do comportamento hidrológico da bacia, utilizando o sistema de informações geográficas (SIG) ARCGIS 9.3 para o processamento e análise dos dados da bacia. Após a delimitação da área da bacia, obtiveram-se diferentes características físicas, como: área da bacia, perímetro, índice de circularidade, coeficiente de compacidade, fator de forma, declividade, altitude, densidade de drenagem e ordem dos cursos d’água. A caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Riacho do Machado aponta para uma bacia com tendência alongada, sendo comprovado pelo índice de circularidade, coeficiente de compacidade e fator de forma. Fazendo com que a bacia se apresente pouco susceptível a enchentes em condições normais de precipitação. O uso de SIG e dados SRTM, permitiu a delimitação e caracterização fisiográfica, possibilitando um levantamento rápido e detalhado da bacia hidrográfica do Riacho do Machado.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduando em Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Iguatu.
##submission.authorWithAffiliation##
Licenciada em Ciências Agrícolas, Doutora em Engenharia Agrícola, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Iguatu.
##submission.authorWithAffiliation##
Mestrando em Engenharia Agrícola no Departamento de Engenharia Agrícola, CCA/UFC
##submission.authorWithAffiliation##
Discente de graduação em tecnologia em irrigação e drenagem. Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP
##submission.authorWithAffiliation##
Discente de graduação em tecnologia em irrigação e drenagem. Bolsista de Iniciação Científica da FUNCAP
Publicado
2018-06-29
Como Citar
BARBOSA REINALDO COSTA, Geovane et al. CARACTERIZAÇÃO FISIOGRÁFICA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIACHO DO MACHADO EM VÁRZEA ALEGRE, CEARÁ/ Characterization physiographic of the watershed of the Machado of Creek in Várzea Alegre, Ceará. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 32, p. 80-92, jun. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/3831>. Acesso em: 19 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.32.80.92.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Morfometria; SIG; SRTM