O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submissão o Autor deverá enviar o documento via sistema SEER/OJS, por meio de login e senha.
  • A contribuição é completa, original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    O manuscrito a ser submetido, em qualquer uma das categorias descritas, deve conter resultados completos que não tenham sido publicados de forma completa em qualquer outro meio gráfico ou eletrônico. Poderá ser aceito o manuscrito completo em que os resultados parciais tenham sido apresentados como resumo simples em eventos técnicos ou científicos na forma de painel ou oral e que tenham sido publicados somente como resumos em anais desses eventos.
    O mesmo manuscrito aceito (ou outro que contenha os mesmos dados originais) não poderá ser submetido simultaneamente e nem posteriormente ao aceite deste ou a outro(s) periódico(s) de qualquer natureza sob pena de incorrer em ilícito civil e penal perante a lei no 9.610/98 (lei do direito autoral).
  • Subentende-se que o Autor é o responsável pela criação e correções do conteúdo intelectual ou artístico, assim como por sua submissão e tem o consentimento de todos os coautores para o envio do trabalho.
  • Os autores também concordam que os direitos autorais do manuscrito serão transferidos, assim como, as ilustrações se tornarão de propriedade da RESBAM, caso o manuscrito seja aceito para publicação.
  • A revista RESBAM, na qualidade de detentora dos direitos de autorais dos textos publicados, tem a autorização dos autores para disponibilizar gratuitamente a(s)obra(s) aceitas e publicadas pela revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

A Revista RESBAM recebe manuscritos nas seguintes categorias:

  • Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 15 a 20.
  • Relato de Experiência: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta relatos de experiências, com dados descritivos e comentados decorrentes de projetos, programas de intervenção ou ações de extensão universitária, com explicitação de atividades, apresentando análise conceitual, procedimentos metodológicos e/ou de estratégias de intervenção, devendo apresentar discussão e resultado da experiência vivenciada nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 12 a 15.
  • Estudo de Caso: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que investiga fenômenos contemporâneos dentro de um contexto real, utilizado especialmente quando os limites entre o fenômeno e contexto são pouco evidentes. Um estudo que tem o objetivo de explorar, descrever e explicar o evento ou fornecer uma compreensão profunda do fenômeno sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade, empiricamente verificáveis, que permita um conhecimento amplo e detalhado que seja representativo de seu universo experimental e em um determinado tempo, cuja publicação imediata é justificada e de mérito científico, nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Requer do pesquisador cuidados com o desenho do protocolo, explicando os procedimentos formais e reconhecendo pontos fortes e limitações do estudo. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Nota Científica ou Técnica: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta uma breve descrição na comunicação e publicação de dados científicos discutidos (Nota científica) ou a descrição de métodos, validação de métodos, descrição ou aprimoramento de técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos (Nota científica), cuja publicação imediata é justificada e de mérito científico, por se tratar de fato inédito de importância, porém com abordagem menos aprofundada para representar um artigo científico nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Eventos Científicos: parte de um sistema de publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta um conjunto de resumos, no formato simples, apresentado em eventos científicos promovidos, preferencialmente pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Limite de páginas: 01 por resumo de 50 até 150 inscritos.

 

 

Maiores informações instruções acesse:

Normas Gerais de Fomatação_RESBAM

Política de Seção e Processo Editorial_RESBAM