O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
    Os manuscritos submetidos, de qualquer categoria, deve conter resultados que não tenham sido publicados de forma completa em qualquer outro meio gráfico ou eletrônico. Poderá ser aceito o manuscrito em que resultados parciais tenham sido apresentados como resumo simples ou expandido em eventos técnicos ou científicos na forma de painel ou oral e que tenham sido publicados somente como resumos em anais desses eventos. O mesmo manuscrito ou outro que contenha os mesmos dados originais não poderá ser submetido simultaneamente e nem posteriormente a este ou a outro(s) periódico(s) de qualquer natureza sob pena de incorrer em ilícito civil e penal perante a lei no 9.610/98 (lei do direito autoral).
  • Na qualidade de titular dos direitos de autorais dos textos publicados, os autores autorizam a Revista de Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia (RESBAM) a disponibilizar gratuitamente a(s)obra(s) submetidas e aceitas pela revista.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista RESBAM tem como entendimento os seguintes critérios:

  • Artigo Científico: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 15 a 20.
  • Relato de Experiência: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta relatos de experiências, com dados descritivos e comentados decorrentes de projetos, programas de intervenção ou ações de extensão universitária, com explicitação de atividades, apresentando análise conceitual, procedimentos metodológicos e/ou de estratégias de intervenção, devendo apresentar discussão e resultado da experiência vivenciada nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 12 a 15.
  • Estudo de Caso: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, baseada sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade. Um estudo exaustivo e extenso de uma ou poucas unidades, empiricamente verificáveis, que permita um conhecimento amplo e detalhado que seja representativo de seu universo experimental, cuja a publicação imediata é justificada e de mérito científico, nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Nota Científica e Técnica: parte de uma publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta uma breve comunicação e publicação de dados científicos discutidos ou comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos, cuja a publicação imediata é justificada e de mérito científico, por se tratar de fato inédito de importância, porém com abordagem menos aprofundada para representar um artigo científico nas áreas de Biotecnologia, Saúde e Educação. Limite de páginas: 08 a 10.
  • Eventos Científicos: parte de um sistema de publicação com autoria declarada e inédita, que apresenta um conjunto de resumos apresentado em eventos científicos promovidos, preferencialmente pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Limite de páginas: 01 por resumo de 50 até 150 inscritos, a partir da folha de rosto.

 

Resumidamente:

Os trabalhos submetidos (Artigo Científico, Relato de Experiência, Estudo de Caso, Nota Científica e Técnica, Resumo de Eventos Científicos) deverão ser redigidos em Português formal e digitados em formato A4, com margens a 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 12, para o texto normal, resumo e título de tópicos (em negrito, alinhado à esquerda, tendo apenas as iniciais maiúsculas), tamanho 14 para o título principal (em negrito e centralizado) e tamanho 10, para citações longas (acima de três linhas), nota de rodapé, legendas das tabelas, figuras e ilustrações. O texto deve ser digitado com numeração contínua de linhas e de páginas com o espaçamento de 1,15 cm entrelinhas e 6 pts entre parágrafos, com recuo de primeira linha do parágrafo 1,25 cm (corresponde a 1 tab.), devendo ser justificado, com a numeração no rodapé a direita inferior. O espaço simples (1,0 cm), entretanto, deve ser adotado entre seções do texto, entre título e início de texto de seções, nas citações com mais de três linhas, nas legendas das tabelas, nas descrições de figuras e ilustrações e também nas referências bibliográficas (alinhadas a esquerda).

No manuscrito deverá conter a categoria pretendida do manuscrito (Artigo Científico, Relato de Experiência, Estudo de Caso e Nota Científica e Técnica). Formatação: na primeira linha da primeira página, acima do título original, centralizado e com as letras iniciais maiúsculas, fonte Arial tamanho 10 e em negrito.

Maiores informações instruções acesse:

Normas Gerais RESBAM