Construção do conhecimento matemático pelo estudante em sala de aula

  • Vanderley Ferreira de Farias Universidade Anhanguera UNIDERP

Resumo

O presente trabalho é fruto de observações, que congregam informações que aceitem ajustar as percepções de educação e aprendizagem em Matemática. Tem como objetivo refletir sobre o método de ensino e aprendizagem em sala de aula, procurando identificar os enigmas estruturais que podem potencializar as dificuldades do aprendente no tocante à concepção eficaz do conhecimento. Neste contexto, entende-se que ao instruir os cálculos, as informações a um estudante inferem aprendizado e concepção da Matemática em suas múltiplas ocorrências. O aperfeiçoamento de um ambiente escolar mais justo e solidário é nosso pensamento sobre as importâncias e afeições nas afinidades escolares do cotidiano. Pensar sobre educação e aprendizagem da Matemática, não é uma tarefa nada fácil, entretanto abre um leque de elementos e incumbe-nos refletir e até mesmo ao questionarmos a nossa própria consciência sobre o que esperamos ensinar aos nossos educandos. Sobressaindo a habilidade ética independente de determinar as alterações banais, procura-se refletir o ambiente escolar que cogite a disciplina da emoção de conglomerados responsáveis de contorno positivo, fundamentada na certeza, importância e alegria interior, para de tal modo exercer de costume hábil seu comportamento. É admirável concentrar ainda que os conteúdos de Matemática acordam diversos caminhos como também outros métodos de como alcançar a mesma resposta para a solução de determinada situação-problema.


 


Palavras-Chave: Matemática Lúdica. Conhecimento. Educando

Publicado
2017-12-01
Como Citar
FARIAS, Vanderley Ferreira de. Construção do conhecimento matemático pelo estudante em sala de aula. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 0226-0236, dez. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/4259>. Acesso em: 16 jul. 2018.