Adolescentes na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Parintins: desafios e superações

  • Iorrana Soares Souza

Resumo

O presente artigo trata do relato de experiências vivenciado na prática de EJA-Educação de Jovens e Adultos, da disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, realizado em uma Escola Municipal na periferia de Parintins. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que visa proporcionar aos indivíduos que não tiveram acesso à escola ou não conseguiram dar procedimento aos estudos, no tempo próprio. Ela compreende o processo de alfabetização/escolarização, em curso ou exames supletivos nas etapas fundamental e média, consideradas constitucionalmente como um direito subjetivo, contribuindo na formação de cidadãos independentes, participativos e conscientes de seus direitos e deveres na sociedade. A prática de campo da EJA refere-se à aproximação efetiva do ambiente escolar para os futuros docentes, que foram realizadas em três semanas, durante as noites de terça-feira com a autorização do gestor da instituição. E ao adentrar na sala, percebeu-se a grande quantidade de adolescestes e daí o interesse de argumentar através de entrevista os motivos de estarem na EJA. O objetivo é mostrar através dos relatos dos alunos os propósitos de terem voltado para os estudos. A sala selecionada abrangia estudantes do 6°/7° anos e foram adotados os procedimentos metodológicos através da observação direta, entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica que é o processo em que se aliam os conhecimentos teóricos ao prático o que tornou a experiência ainda mais enriquecedora. E os resultados obtidos estão sintetizados no decorrer do texto, através de depoimentos dos sujeitos que terão nomes fictícios.

Palavras-Chave: Prática. Educação. Adolescentes
Publicado
2017-06-29
Como Citar
SOUZA, Iorrana Soares. Adolescentes na educação de jovens e adultos em uma escola municipal de Parintins: desafios e superações. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 14, p. 420-429, jun. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/3613>. Acesso em: 20 jan. 2018.