Livros didáticos de história: análise do uso nos anos iniciais do ensino fundamental

  • Rozinilza Silva dos Santos
  • Clarice Bianchezzi

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar como o professor dos anos iniciais do ensino fundamental vem utilizando o livro didático de História, em uma escola da rede municipal de ensino de Parintins. Para os professores e alunos o livro didático configura como uma das ferramentas para o ensino. A mediação do ensino de História através do livro didático pode ser estratégia de leitura, interpretações e compreensão histórica. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, método fenomenológico, tendo como procedimentos de coleta de dados questionários com questões semiestruturada. Assim, buscamos compreender se o livro didático de história tem sido usado de fato como ferramenta didática no desenvolvimento da aprendizagem em História. Neste trabalho teve-se a base teórica: Otto (2009), Fonseca (2003; 2009), Cainelli (2010).

Palavras-chave: Ensino de História. Livro didático. Prática docente.
Publicado
2017-06-29
Como Citar
SANTOS, Rozinilza Silva dos; BIANCHEZZI, Clarice. Livros didáticos de história: análise do uso nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 14, p. 406-419, jun. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/3612>. Acesso em: 18 jul. 2018.