O índio na publicidade brasileira: olhar do brasileiro sobre o Brasil

  • Rosane da Conceição Pereira Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec)/ Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (Eteab); e Universidade Salgado de Oliveira (Universo Niterói)

Resumo

Resumo


Este artigo tem como objeto o discurso publicitário brasileiro, no que diz respeito aos processos de identificação e alteridade engendrados em sua construção histórica. A fim de abordá-lo, considera-se a dispersão de textos (superfície linguística nas práticas sociais da história, publicidade e imprensa), cuja natureza da linguagem relaciona-se a práticas discursivas de formas diversas (palavra, imagem e som). O aporte teórico-metodológico fundamenta-se na Análise do Discurso, conforme a abordagem de Michel Pêcheux. A análise incide, especialmente, sobre os efeitos de sentidos da imagem que fazemos sobre nós como brasileiros. Da instauração da imprensa à fundação da publicidade no Brasil, a diversidade cultural se amplia com a rede de relacionamentos empresariais, enquanto a ilusão de unidade da identidade local se mantém pela língua portuguesa. Anunciamos o que pressupomos ser visto pelo outro-estrangeiro do lugar que ocupamos como sujeitos, para dizer/mostrar o que é possível no jogo de nossas identificações.


Palavras-chave: Análise do Discurso, discurso publicitário, e processos de identificação e alteridade.


 


Abstract


This article aims at the Brazilian advertising discourse, regarding the processes of identification and alterity engendered in its historical construction. In order to approach it, it is considered the dispersion of texts (linguistic surface in social practices of history, publicity and the press), whose nature of language is related to discursive practices of different forms (word, image and sound). The theoretical-methodological contribution is based on Discourse Analysis, according to Michel Pêcheux's approach. The analysis focuses, in particular, on the effects of senses of the image that we make about us as Brazilians. From the introduction of the press to the founding of advertising in Brazil, cultural diversity widens with the network of business relationships, while the illusion of unity of local identity is maintained by the Portuguese language. We announce what we assume to be seen by the other-alien of the place we occupy as subjects, to say / show what is possible in the play of our identifications.


Keywords: Discourse Analysis, advertising discourse, and processes of identification and alterity.

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CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4992147359275113

Possui formação em Comunicação Social e em Linguística, Letras e Artes. É Pós-doutora pela UNICAMP; Doutora, Mestre e Bacharel pela UFF; e licenciada pelo Programa de Formação Docente da UNIVERSO São Gonçalo, com MBA em Estratégias e Ciências do Consumo pela ESPM Rio. Cursa Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela FGV MGM Rio. Suas pesquisas e livros publicados tratam de relações possíveis entre mídia e discurso, nos campos de Comunicação e Linguagem do/sobre o discurso publicitário com outros, tais como o estético, o didático e o filosófico. Docente e Pesquisadora (CNPq/UFRJ e FAPERJ/CECIERJ/FIOCRUZ), respectivamente, na UNIVERSO Niterói (cursos superiores de Comunicação Social e Educação Artística) e na FAETEC/ETEAB (cursos técnicos em Publicidade e Marketing). Faz Consultoria ad hoc voluntária para a Revista UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação (ISSN 1518-3580); a Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Letras e Artes A MARgem (ISSN 2175-2516) da UFU; e a Revista Eletrônica Mutações - RELEM (ISSN 2178-7018) da UFAM, na qual integra a Equipe Editorial. Também é Árbitra Colaboradora da Revista de Ciencias Sociales (RCS), Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Instituto de Investigaciones, Universidad del Zulia (LUZ), Maracaibo - Venezuela (ISSN 1315-9518). ID ORCID: orcid.org/0000-0003-1389-8369. QR ORCID: http://qrcode.orcid.org/qrcode. Academia.edu: https://independent.academia.edu/RosaneDaConceiçãoPereira.
Publicado
2017-12-01
Como Citar
PEREIRA, Rosane da Conceição. O índio na publicidade brasileira: olhar do brasileiro sobre o Brasil. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 0106-0125, dez. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/3395>. Acesso em: 20 maio 2018.