Análise Critica do Planejamento da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Prefeitura de Manaus

  • Rosimeire de Lima Freire Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Augusto César Barreto Rocha Professor Adjunto Universidade Federal do Amazonas UFAM

Resumo

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) monitora a qualidade da educação, fator determinante para que muitas instituições de ensino implantassem sistemas de gestão focados em resultados. Em 2014 a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) implantou nas escolas municipais a Gestão Integrada da Escola (GIDE), a qual foi se irradiando para os demais setores da secretaria.  Em 2016, iniciou-se a implantação do sistema gerencial na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), responsável pela a formação continuada dos profissionais da educação da rede municipal de ensino. A metodologia adotada pela GIDE é baseada no método científico de solução de problemas PDCA, sigla em inglês para Plan, Do, Check, Act, Esse trabalho tem como objetivo analisar a fase P (Plan) do PDCA, bem como, analisar os indicadores que subsidiará o plano de ação.


 


Palavras chaves: Gestão; Indicadores; IDEB.


 

Biografia do Autor

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Rosimeire de Lima Freire

Servidora Pública da Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

rosemeire_freire@hotmail.com

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Professor Dr. da Universidade Federal do Amazonas UFAM

 

Publicado
2017-12-01
Como Citar
FREIRE, Rosimeire de Lima; ROCHA, Augusto César Barreto. Análise Critica do Planejamento da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Prefeitura de Manaus. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 0077-0090, dez. 2017. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/2907>. Acesso em: 19 set. 2018.