Uma perspectiva da Teoria Travassiana voltada para a compreensão dos sistemas geográficos na Amazônia

  • Wendell Teles de Lima Universidade do Estado Amazonas - CSTB UEA
  • Ana Mária Libório de Oliveira Instituto Federal do Paraná IFPR
  • Sebastião Perez Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Iatiçara Olveira da Silva Mestre em Genética, Professora do CSTB - UEA

Resumo

A teoria travassiana remete às formas de projeção, que o país deve atuar, pode então definir de forma clara, na perspectiva geopolítica do continente, as reviravoltas, com a retomada de Travassos e sua importância, ainda presente, ocorre em função da magnitude de sua obra de volta, novamente, a ser reestudada, objetiva-se nesse sentido, buscar quais análises possíveis para o desígnios geopolíticos estabelecidos para Amazônia, ter como roupagem a teoria dos sistemas geográficos, a justificativa para essa linha de raciocínio ocorre, num contexto retomado, desde os anos de 1990 até os dias atuais, onde observa-se, que a teoria travassiana, ainda está presente nas políticas territoriais, ao mesmo tempo, em função do novo cenário proveniente da nova projeção, que o Brasil busca no mundo, entender os mecanismos, que podem potencializar de maneira integral, tem como ponto de partida a Amazônia Ocidental e, é de fundamental relevância para a compreensão, desses sistemas geográficos existentes na Amazônia.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutorado em Geografia - UFPR, Mestre em Geografia-UNIR, Especialista em Turismo e Gestão Territorial - UFAM, Bacharel em Geografia- UFAM, Graduado em Geografia -UFAM, Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amazonas/ UEA - Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB
##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Natureza da Amazonia

##submission.authorWithAffiliation##
Finalista do Curso de Pedagogia - Universidade do Estado do Amazonas
Publicado
2018-02-07
Como Citar
DE LIMA, Wendell Teles et al. Uma perspectiva da Teoria Travassiana voltada para a compreensão dos sistemas geográficos na Amazônia. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 8, n. 15, p. 0018-0028, fev. 2018. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/2254>. Acesso em: 20 nov. 2018.