POR UMA ESCOLA PARA TODOS E TODAS: ENSAIOS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  • Adan Renê Pereira Da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

O presente ensaio teórico visa discutir, com foco em autores e autoras que trabalham os conceitos de gênero, sexualidade e diversidade sexual na escola, a necessidade da efetivação do ambiente escolar como um espaço inclusivo, de fato, para todos e todas. Para consolidar o objetivo proposto, são utilizadas referências de teóricos e teóricas que lidam com os conceitos para além do enfoque biológico, pensando como esses constructos são atravessados por dimensões sociais, históricas e culturais. Fruto dos resultados de uma reflexão parcial de pesquisa de doutorado, o presente texto articula, para defesa da necessidade da inclusão, recortes de uma revisão bibliográfica narrativa, os quais apontam para o desafio da escola em se reconfigurar em um espaço de acolhimento para todos e todas, efetivando a equidade necessária para que as diversas formas de orientação sexual, de gênero e, por consequência, toda a diversidade sexual humana possa ser, de fato, vivenciada neste espaço privilegiado de formação e desenvolvimento humano que é a escola.


Palavras-chave: Diversidade sexual; Gênero; Sexualidade; Escola; Inclusão.


 


FOR A SCHOOL FOR ALL: ESSAYS ON GENDER, SEXUALITY AND SEXUAL DIVERSITY IN AN INCLUSIVE PERSPECTIVE


 


Abstract: This theoretical essay aims at discussing, with a focus on authors working on the concepts of gender, sexuality and sexual diversity at school, the need to make the school environment an inclusive space, in fact, for all. To consolidate the proposed objective, theoretical references are used that deal with the concepts beyond the biological focus, thinking how these constructs are crossed by social, historical and cultural dimensions. As a result of the results of a partial reflection on doctoral research, this text articulates, in order to defend the need for inclusion, a bibliographical narrative review, which point to the school's challenge to reconfigure itself into a space of welcome for all and all of which will bring about the necessary equality so that the various forms of sexual orientation, gender and, consequently, all human sexual diversity can actually be experienced in this privileged space of human formation and development that is the school.


Keywords: Sexual diversity; Gender; Sexuality; School; Inclusion.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
DA SILVA, Adan Renê Pereira. POR UMA ESCOLA PARA TODOS E TODAS: ENSAIOS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 4, n. Número 1,, p. 325-344, jun. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5814>. Acesso em: 21 ago. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.