O ENSINO DE FÍSICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE TERMOS TÉCNICOS PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

  • Aurinívia Lopes Souto Maior Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Resumo

Muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de melhorar a educação de alunos com necessidades especiais. Entretanto tem se mostrado um grande desafio ilustrar de maneira eficaz palavras e conceitos utilizados na disciplina de física, um exemplo disto é: como ensinar sobre acústica a alguém que nunca ouviu? Portanto identificou-se a necessidade de elaborar novas tecnologias para vencer o obstáculo da comunicação entre professores e alunos com surdez, utilizando plataforma de programação Scratch para o desenvolvimento de uma ferramenta adequada à realidade do aluno surdo, trazendo maior clareza da linguagem cientifica em relação à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A partir de revisão de literatura, reconhecimento de palavras e termos específicos em dicionários e manuais de termos técnicos em LIBRAS e sua classificação em subáreas da física, será produzido material digital que reúne termos técnicos do ensino de física interpretados em LIBRAS.


Palavras Chave: Ensino da Física. LIBRAS. Educação de surdos


 


ABSTRACT: Many researches have been carried out with the aim of improving the education of students with special needs. However, it has been a great challenge to effectively illustrate words and concepts used in the discipline of physics, an example of this is: how to teach about acoustics to someone who has never heard? Therefore, it was identified the need to develop new technologies to overcome the obstacle of communication between teachers and students with deafness using Scratch programming platform to develop a tool appropriate to the reality of the deaf student, bringing greater clarity of the scientific language in relation to Brazilian Language of Signals - LIBRAS. From literature review, recognition of specific words and terms in dictionaries and manuals of technical terms in LIBRAS and their classification in subareas of physics, digital material will be produced that brings together technical terms of physics teaching interpreted in LIBRAS.


Keywords: Teaching of Physics. LIBRAS. Education of the deaf.


 

Publicado
2019-06-30
Como Citar
SOUTO MAIOR, Aurinívia Lopes; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. O ENSINO DE FÍSICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE TERMOS TÉCNICOS PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 4, n. Número 1,, p. 95-107, jun. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5801>. Acesso em: 21 ago. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.