COMO NOS TORNAMOS PROFESSORES DE EJA

UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA

  • Adriele Texeira de Aquino Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Adriana Francisca de Medeiros Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a história de vida de dois professores da educação de Jovens e adultos buscando-se compreender os motivos que os conduziram a tornarem-se docentes nesta modalidade e faixa etária de ensino. O processo de investigação foi conduzido em uma escola do município de Humaitá que atende a alunos dos três segmentos do período noturno. Nessa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada nos estudos de Josso (2002), Nóvoa (1992) e Bueno (2002), Passegi (2001) entre outros, todos autores que utilizam as referências da vida cotidiana de cada um dos seus personagens como meio de interpretar também a história de cada um deles.  Os dados construídos revelaram que a escolha, de ambos, pela docência na EJA foi principalmente decorrente das necessidades pessoais e não por motivação e identificação com a modalidade e público assistido. 

Publicado
2019-01-04
Como Citar
DE AQUINO, Adriele Texeira; DE MEDEIROS, Adriana Francisca. COMO NOS TORNAMOS PROFESSORES DE EJA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 249-265, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5160>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.