COMO NOS TORNAMOS PROFESSORES DE EJA

UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA

  • Adriele Texeira de Aquino Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Adriana Francisca de Medeiros Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a história de vida de dois professores da educação de Jovens e adultos buscando-se compreender os motivos que os conduziram a tornarem-se docentes nesta modalidade e faixa etária de ensino. O processo de investigação foi conduzido em uma escola do município de Humaitá que atende a alunos dos três segmentos do período noturno. Nessa investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada nos estudos de Josso (2002), Nóvoa (1992) e Bueno (2002), Passegi (2001) entre outros, todos autores que utilizam as referências da vida cotidiana de cada um dos seus personagens como meio de interpretar também a história de cada um deles.  Os dados construídos revelaram que a escolha, de ambos, pela docência na EJA foi principalmente decorrente das necessidades pessoais e não por motivação e identificação com a modalidade e público assistido. 

Publicado
2019-01-04
Como Citar
DE AQUINO, Adriele Texeira; DE MEDEIROS, Adriana Francisca. COMO NOS TORNAMOS PROFESSORES DE EJA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 249-265, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5160>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Seção
Artigos