O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DOS MUNICÍPIOS DE ATALAIA DO NORTE E BENJAMIN CONSTANT – AM

  • Luís Medardo Namutche Rivera Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • João Paulo Montalvão Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Tales Vinícius Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Larissa de Souza Saldanha Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Esta pesquisa trata-se da caracterização do papel social do professor em comunidades ribeirinhas dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant – AM. Este trabalho mostra dados obtidos por meio dos relatos dos comunitários e professores de duas comunidades ribeirinhas e objetivou-se analisar o papel social dos professores de Ensino Básico em duas comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas. Trabalhou-se com abordagem indutiva, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista. A análise dos dados se deu por meios de tratamentos quanti-qualitativos. Os dados obtidos nas duas comunidades demonstram que o papel social do professor transcende sua carreira profissional e a figura do professor para o grupo social decorre da aceitabilidade que este grupo tem em relação a ele. Aponta-se, ainda, que as dificuldades em atuar como docentes nesses locais ainda são inúmeras, mas com possibilidades infinitas, principalmente quando toma o espaço físico e histórico da Amazônia como um espaço de aprendizagem. Neste sentido, destaca-se que a formação de profissionais oriundos desses locais é uma das possibilidades de minimizar algumas das principais dificuldades do exercício da docência em comunidades ribeirinhas. Considera-se que o debate deste tema deve ser intensificado durante a formação de docentes, enfatizando a importância desse profissional para a educação local.

Publicado
2019-01-04
Como Citar
NAMUTCHE RIVERA, Luís Medardo et al. O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DOS MUNICÍPIOS DE ATALAIA DO NORTE E BENJAMIN CONSTANT – AM. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 209-231, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5157>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.