A ÉTICA NO ENSINO TÉCNICO

preparação para o trabalho

  • Rodrigo Monteiro Instituto Federal do Amazonas - IFAM
  • Valmir Flôres Pinto Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Neste artigo serão tratados os aspectos do ensino de ética, tanto sob a perspectiva filosófica, quanto normativa e profissional, o que tem por finalidade analisar o papel da escola, por intermédio do professor, na preparação do estudante para o exercício da cidadania, assim como para as relações profissionais. Para tal iniciativa alguns documentos são de importância significativa como os Parâmetro Curriculares Nacionais - PCN-EM, Brasil (2000), a Base Nacional Comum do Ensino Médio que segue parâmetros referentes às competências gerais da Educação Básica, os quais visam utilizar e compreender as tecnologias digitais de informação e comunicação. Historicamente a educação profissional no Brasil no modelo tradicional contribuía sobremaneira para arraigar as desigualdades sociais. Com o passar do tempo educação profissional e tecnológica tem se aproximado demasiadamente de uma perspectiva de formação politécnica, pois as possibilidades oferecidas ao educando determinam a abertura de melhores oportunidades de futuro. Sobre a abordagem da ética no ensino médio técnico, a filosofia não visa somente ensinar valores específicos, mas, procura demonstrar que o agir fundamentado tem por finalidade propiciar consequências mais desejáveis e racionais que proporcionam um aprimoramento na investigação científica.

Publicado
2019-01-04
Como Citar
MONTEIRO, Rodrigo; PINTO, Valmir Flôres. A ÉTICA NO ENSINO TÉCNICO. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 191-208, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5156>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos

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