ENTRE LUGAR E ESPAÇO, SOBRE AS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS

A invenção do cotidiano e o Pibid

  • Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Lúcia Guedes Pinto Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Resumo

O Pibid é um auxílio para que os estudantes de licenciaturas se insiram na cultura escolar do magistério “por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente” (BRASIL, 2013a, p. 31). O programa, portanto, ambiciona fomentar a iniciação à docência para propiciar a formação de professores ancorada em uma nova epistemologia de formação que contribua para o rompimento do modelo de formação disciplinar e aplicacionista da formação profissional (TARDIF, 2002). Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo sobre Michel de Certeau em torno das concepções levantadas pelo autor no seu livro A Invenção do Cotidiano e nossa releitura da obra em relação ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, doravante Pibid. O foco de nossa análise se encontra nas relações desenvolvidas pelo PIBID e tem como questão central a reformulação da indagação apontada por Anne-Marie Chartier. O que fazem os alunos bolsistas do PIBID com as determinações que lhe são impostas pela ‘forma-escola de transmissão de saberes’?

Publicado
2019-01-04
Como Citar
DE CASTRO OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes; PINTO, Lúcia Guedes. ENTRE LUGAR E ESPAÇO, SOBRE AS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 178-190, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5155>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.