UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DA ZONA URBANA DE HUMAITÁ/AM

  • Edno Soares da Costa Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Irene Cibelle Gonçalves Sampaio Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

No presente estudo, realizou análise baseada em questionários estruturados dirigidos para todos os professores que lecionam as disciplinas de Ciências e/ou Biologia, de escolas pública da área urbana do município de Humaitá/AM. O objetivo desses questionários foi analisar o perfil dos professores, assim como a disponibilidade e qualidade dos recursos didáticos utilizados por eles em sala de aula. Através desta investigação constatou-se que todos os professores utilizam o livro didático como base de planejamento para suas aulas, e que as maiorias das escolas que tem biblioteca, possuem livros bons ou ótimos. Apesar da maioria das instituições pesquisadas possuírem um laboratório de informática com acesso a internet, mais da metade dos professores de biologia afirmam que usam pouco ou não usam a internet no planejamento ou desenvolvimento de suas aulas. Nenhum dos entrevistados admitiu ter dificuldade em utilizar computador, internet ou data show, mas nota-se que a maioria não usa destes recursos com frequência. Com isso, é possível perceber que os professores ainda estão arraigados aos recursos tradicionais, embora novos recursos estejam sendo disponíveis. Nota-se, portanto, a importância além de disponibilizar novos recursos, promover uma capacitação que incentive os professores a utilizar novas tecnologias no ensino. Apenas um dos entrevistados leciona a disciplina a menos de 5 anos. Apesar dos longos anos de exercício da profissão, oito professores afirmaram que nunca receberam curso de capacitação continuada oferecido pela escola e sete deles disseram que raramente recebem. Com isso, conclui-se que para uma educação de qualidade e compatível com a formação de cidadão da nova era tecnológica é necessário primeiramente perceber que o recurso humano é o principal recurso que necessita de investimento e valorização. 

Publicado
2019-01-04
Como Citar
DA COSTA, Edno Soares; GONÇALVES SAMPAIO, Irene Cibelle. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA REDE PÚBLICA DA ZONA URBANA DE HUMAITÁ/AM. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar- RECH, [S.l.], v. 3, n. 2, Jul-Dez, p. 153-162, jan. 2019. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/5153>. Acesso em: 06 dec. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.