DESCRIÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS DIRECTORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR EFICAZ NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

  • Atalvina António Uate Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Inocente Mutimucuio Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

O presente artigo tem como tema “Descrição das Concepções dos Directores
sobre Gestão Escolar Eficaz, nas Escolas Primárias da Cidade do Maputo.” A escolha do
tema parte do pressuposto de que a eficácia escolar está relacionada com a gestão escolar
eficaz e que por sua vez, esta estaria influenciada pelas concepções dos directores sobre
a gestão escolar eficaz. O estudo parte da análise das abordagens da gestão, gestão eficaz
de Hollender e Wegner, nos modelos de eficácia escolar de Murillo, nas características
das escolas eficazes de Edmonds, bem como do modelo ecológico de abordagem das
concepções de Bronfenbrenner para a construção dos instrumentos de pesquisa. A
amostra do estudo é composta por 29 directores e 458 professores de 29 Escolas Primárias
Completas da Cidade de Maputo.Este estudo foi apresentado em 2015 como dissertação
de Mestrado.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
UATE, Atalvina António; MUTIMUCUIO, Inocente. DESCRIÇÃO DAS CONCEPÇÕES DOS DIRECTORES SOBRE GESTÃO ESCOLAR EFICAZ NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE MAPUTO (MOÇAMBIQUE). Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 252-269, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4766>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.