CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

POSSIBILIDADE ESPECÍFICA DE FORMAÇÃO PARA EDUCAR NA DIVERSIDADE CULTURAL

  • Telma Luís Nhantumbo Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Daniel Daniel Nivagara Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

A reflexão sobre o processo de ensino em Moçambique tem revelado ser
bastante importante. Este interesse tem sua origem a figura do professor e seu
desenvolvimento profissional e pessoal, dado que se reconhece que o professor é um
elemento fundamental para a melhoria da aprendizagem dos alunos e da qualidade de
ensino. Por isso, as reformas curriculares devem incrementar mudanças positivas na
actividade pedagógica dos professores. Assim, no presente trabalho faz-se uma reflexão
sobre o currículo na formação de professores para atender a diversidade cultural nas
escolas. Para a elaboração do texto, a autora teve como base a revisão da literatura
específica sobre o tema e da experiência adquirida como técnica no sector da educação.
Esta reflexão permite compreender que as políticas educativas apontam para a
necessidade de atenção aos aspectos da diversidade cultural, mas em contrapartida há uma
deficiência na concretização do previsto nestas políticas, o que leva a considerar que há
um desfasamento entre as políticas e a prática pedagógica do professor.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
NHANTUMBO, Telma Luís; NIVAGARA, Daniel Daniel. CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 236-251, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4765>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos

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