CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS

  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Andrews do Nascimento Duque Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ingrid Mesquita Coelho Centro Universitário do Norte

Resumo

A proposta deste estudo é discutir algumas contribuições que a Psicologia traz a Educação
a partir de uma revisão crítica de literatura com configuração temporal livre. O contexto
educacional passa constantemente por diversas transformações acompanhando as
transformações sociais. Iniciamos o estudo discutindo a relação da Psicologia e da
educação durante a história e organizamos cinco abordagens que discutem a educação.
Os resultados evidenciaram que a psicologia oferece uma compreensão do
desenvolvimento humano que auxilia em todo o processo educacional, aliado a
compreensões do processo de aprendizagem, tendo como um dos principais atores deste
processo o docente, sem esquecer do protagonismo do discente.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
DE SOUZA, Daniel Cerdeira; DUQUE, Andrews do Nascimento; COELHO, Ingrid Mesquita. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 192-221, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4763>. Acesso em: 22 out. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.