CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS

  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Andrews do Nascimento Duque Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ingrid Mesquita Coelho Centro Universitário do Norte

Resumo

A proposta deste estudo é discutir algumas contribuições que a Psicologia traz a Educação
a partir de uma revisão crítica de literatura com configuração temporal livre. O contexto
educacional passa constantemente por diversas transformações acompanhando as
transformações sociais. Iniciamos o estudo discutindo a relação da Psicologia e da
educação durante a história e organizamos cinco abordagens que discutem a educação.
Os resultados evidenciaram que a psicologia oferece uma compreensão do
desenvolvimento humano que auxilia em todo o processo educacional, aliado a
compreensões do processo de aprendizagem, tendo como um dos principais atores deste
processo o docente, sem esquecer do protagonismo do discente.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
DE SOUZA, Daniel Cerdeira; DUQUE, Andrews do Nascimento; COELHO, Ingrid Mesquita. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA AOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 192-221, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4763>. Acesso em: 16 dez. 2018.
Seção
Artigos