O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E OS DESAFIOS DA GESTÃO A DISTANCIA

  • Anderci José Vaz Leão Dias Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Aldilene Lima Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este trabalho tem como objetivo expor sobre a Gestão e os desafios
enfrentados por àqueles que coordenam o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
em um polo de educação a distância no município de Juruti, enfatizando dificuldades no
que se refere ao uso de tecnologias, considerada essenciais para o bom andamento nos
processos de ensino aprendizagem com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens
(AVA), sendo o Moodle o objeto de estudo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
bibliográfica e documental sobre gestão na UAB, com uso de ferramentas de AVAs.
Buscou-se fazer uma mediação entre as usabilidades que são inerentes ao processo de
EaD e o contexto tecnológico para que o ensino a distância flua de forma satisfatória com
vistas a um resultado positivo. Observou-se que o contexto estudado, no que se referem
aos usos de tecnologias digitais, infraestrutura local, formação inicial e continuada de
seus atores com vistas a oferecer uma educação superior de qualidade pela UAB neste
município, apesar das conquistas alcançadas muito ainda precisa ser feito. Contudo, as
dificuldades não são específicas do polo estudado, nem tão pouco intrínseco a região
Amazônica, visto que o ensino a distância tem se desenvolvido ao seu tempo e ao seu
ritmo, principalmente quando se trata do contexto amazônico, pois alguns processos
tendem a seguir leis e condições próprias, ampliando seus desafios à esta região.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
VAZ LEÃO DIAS, Anderci José; COELHO, Aldilene Lima; AZEVEDO BRASILEIRO, Tania Suely. O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) E OS DESAFIOS DA GESTÃO A DISTANCIA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 134-149, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4760>. Acesso em: 21 out. 2018.
Seção
Artigos