MULHER PRETA E HOMEM BRANCO

A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO ROMANCE CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA, DE DALCÍDIO JURANDIR

  • Rosiely Façanha a Cunha Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Joanna da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Analisar a representação feminina no texto literário, e as relações de poder engendradas por construtos sociais, é, em primeiro lugar, uma ação política e social que visa desconstruir a clássica representação produzida pela hegemonia patriarcal masculina, que durante séculos relegou/a à mulher a condição de subordinação e silenciamento por meio de estratégias de disciplinamento e controle do corpo feminino. Neste sentido, o presente artigo toma como objeto de estudo a obra Chove nos Campos de Cachoeira (1941), do escritor paraense Dalcídio Jurandir, por meio da qual discutiremos a representação da mulher na sociedade Amazônica a partir do protagonismo da personagem Dona Amélia, e das relações que estabelece com os demais personagens no interior da narrativa. Mulher negra, e descendente de escravos, Amélia é discriminada pela sociedade Cachoeirense por viver na condição de “amasia” do Major Alberto, homem branco e de boa posição social na Vila de Cachoeira. A abordagem crítica/analítica aqui proposta terá como suporte teórico os estudos feminista e de gênero, apoiada em autores como: ALVES & PITANGUY (1985), ASSMAR (2003), BEAUVOIR (1970), BONNICI (2003), COSTA (2005), SILVA (2014), SAFFIOTI (2013), SCOTT (1990), que subsidiarão a discussão aqui eleita objeto de estudo.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
A CUNHA, Rosiely Façanha; DA SILVA, Joanna. MULHER PRETA E HOMEM BRANCO. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 95-115, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4758>. Acesso em: 19 maio 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.