O ENSINO DE HISTÓRIA

INSTRUMENTOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PALMAS - TOCANTINS

  • Maria de Lourdes L. Macedo
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal de Tocantins - UFT
  • Tânia Suely A. Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

O estudo foi realizado em Palmas em escolas da rede estadual de ensino com o objetivo de conhecer os documentos que orientam a prática pedagógica no processo de ensino da disciplina de história em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ocorreu em 2017 e 2018 em seis escolas da rede estadual de Palmas, com um total de 21 estudantes e 07 professores que ministram a disciplina de história. A metodologia utilizada foi a história oral temática e o estudo fez parte da dissertação de mestrado em educação ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. Os documentos que orientam a prática pedagógica no ensino de história são: o Referencial Curricular, o Projeto Político Pedagógico, o Planejamento. O Livro Didático de História foi discutido como documento que auxilia no desenvolvimento da aula, pois é o material pedagógico mais utilizado. Os resultados do estudo apontam que os instrumentos existem, no entanto, precisam ser repensados e analisados, bem como o seu papel dentro do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
L. MACEDO, Maria de Lourdes; DOS SANTOS, Jocyléia Santana; A. BRASILEIRO, Tânia Suely. O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 69-94, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4757>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.