O ENSINO DE HISTÓRIA

INSTRUMENTOS QUE ORIENTAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PALMAS - TOCANTINS

  • Maria de Lourdes L. Macedo
  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal de Tocantins - UFT
  • Tânia Suely A. Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

O estudo foi realizado em Palmas em escolas da rede estadual de ensino com o objetivo de conhecer os documentos que orientam a prática pedagógica no processo de ensino da disciplina de história em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ocorreu em 2017 e 2018 em seis escolas da rede estadual de Palmas, com um total de 21 estudantes e 07 professores que ministram a disciplina de história. A metodologia utilizada foi a história oral temática e o estudo fez parte da dissertação de mestrado em educação ofertado pela Universidade Federal do Tocantins. Os documentos que orientam a prática pedagógica no ensino de história são: o Referencial Curricular, o Projeto Político Pedagógico, o Planejamento. O Livro Didático de História foi discutido como documento que auxilia no desenvolvimento da aula, pois é o material pedagógico mais utilizado. Os resultados do estudo apontam que os instrumentos existem, no entanto, precisam ser repensados e analisados, bem como o seu papel dentro do processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
L. MACEDO, Maria de Lourdes; DOS SANTOS, Jocyléia Santana; A. BRASILEIRO, Tânia Suely. O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 69-94, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4757>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Artigos