CIDADANIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE

DISCUTINDO OS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DA CIDADANIA MOÇAMBICANA A PARTIR DA ESCOLA PRIMÁRIA (BÁSICA)

  • Adriano Fanissela Niquice Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

A construção da cidadania capaz de responder aos desafios do desenvolvimento de cada sociedade é função da escola, cabendo a ela concretizar esse projecto. Reconhecido o significado e o valor da cidadania nas sociedades democráticas, assume-se que ela é um factor importante para o alcance das metas de desenvolvimento em todos os domínios da vida social, política, económica, cultural. Não basta intenções manifestamente expressas em documentos normativos, planos curriculares e agendas políticas (de governação), onde o termo cidadania aparece com frequência, é preciso que a sua ressignificação seja assumida pela escola como laboratório de formação do homem, o que implica novomparadigma pedagógico com reflexo, fundamentalmente na organização e planificação das actividades de ensino e de aprendizagem. Na escola moçambicana a conjuntura apresentase um pouco desfavorável, porquanto o trabalho e o esforço dos professores são investidos predominantemente em actividades de instrução em detrimento de projectos que valorizam e exercitam as capacidades. A razão que preside à assunção da cidadania como termo-chave nas sociedades democráticas e no cumprimento das agendas de desenvolvimento económico, social, político e cultural a nível local e nacional porque permite a mobilização de sinergias para a construção do bem-estar, representa um desafio para Moçambique; o trabalho visando à formação da cidadania é ainda incipiente.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
NIQUICE, Adriano Fanissela. CIDADANIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 31-48, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4755>. Acesso em: 17 dez. 2018.
Seção
Artigos