CIDADANIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE

DISCUTINDO OS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DA CIDADANIA MOÇAMBICANA A PARTIR DA ESCOLA PRIMÁRIA (BÁSICA)

  • Adriano Fanissela Niquice Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

A construção da cidadania capaz de responder aos desafios do desenvolvimento de cada sociedade é função da escola, cabendo a ela concretizar esse projecto. Reconhecido o significado e o valor da cidadania nas sociedades democráticas, assume-se que ela é um factor importante para o alcance das metas de desenvolvimento em todos os domínios da vida social, política, económica, cultural. Não basta intenções manifestamente expressas em documentos normativos, planos curriculares e agendas políticas (de governação), onde o termo cidadania aparece com frequência, é preciso que a sua ressignificação seja assumida pela escola como laboratório de formação do homem, o que implica novomparadigma pedagógico com reflexo, fundamentalmente na organização e planificação das actividades de ensino e de aprendizagem. Na escola moçambicana a conjuntura apresentase um pouco desfavorável, porquanto o trabalho e o esforço dos professores são investidos predominantemente em actividades de instrução em detrimento de projectos que valorizam e exercitam as capacidades. A razão que preside à assunção da cidadania como termo-chave nas sociedades democráticas e no cumprimento das agendas de desenvolvimento económico, social, político e cultural a nível local e nacional porque permite a mobilização de sinergias para a construção do bem-estar, representa um desafio para Moçambique; o trabalho visando à formação da cidadania é ainda incipiente.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
NIQUICE, Adriano Fanissela. CIDADANIA E ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO EM MOÇAMBIQUE. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 31-48, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4755>. Acesso em: 26 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.