INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA CULTURA MAKER NA ESCOLA PÚBLICA

UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA DO SCRATCH COM AUTISTAS

  • Maria Djelma Bezerra Brito Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Adriane Panduro Gama Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este texto vem abordar sobre a cultura Maker, apresentada através de um
software denominado Scratch, em uma escola municipal da cidade de Santarém/Pará.
Durante toda a história da humanidade, o ato “fazer” passou por momentos de glória e
preconceitos, principalmente em dicotomia com o ato “pensar”. Nos tempos emergentes é hora de retomar, de forma mais significativa, em meio ao pensamento dominante, o seu papel humanizador de “reinvenção do ato produtivo” (FREIRE, 1990). Outro aspecto discutido é a temática que envolve o Autismo com a tecnologia digital, pois observa-se um interesse muito grande voltado para essa área, o que faz com que o uso de tais tecnologias possam fazer com que crianças e adolescentes autistas venham encontrar nelas uma forma mais amena de se relacionar com o mundo exterior ao que vivem. Uma vez aplicado o projeto na escola, foi realizada uma pesquisa com os futuros docentes envolvidos, através de um questionário eletrônico. Utilizamos a plataforma Google Forms para elaborar o formulário, o qual foi escolhido por ser um modo pratico de aplicação. Os resultados obtidos foram de um ganho significativo para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso da bolsista pesquisadora. Dessa forma, podemos afirmar que os resultados obtidos em um âmbito geral do estudo, foi deveras satisfatório.

Publicado
2018-08-13
Como Citar
BEZERRA BRITO, Maria Djelma; GAMA, Adriane Panduro; AZEVEDO BRASILEIRO, Tania Suely. INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA CULTURA MAKER NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Ensino de Ciências e Humanidades - RECH, [S.l.], v. 2, n. 1, Jan-Jun, p. 8-30, ago. 2018. ISSN 2594-8806. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/rech/article/view/4754>. Acesso em: 20 maio 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.