Notícias

I Encontro Estadual de História da ANPUH/ Roraima: Desigualdade, violência e relações de poder na História.

2018-08-27

A Manduarisawa - Revista Discente do Curso de História do Amazonas em parceria com a Associação de História de Roraima (ANPUH/RR) tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do I Encontro Estadual de História da Anpuh Roraima (UFRR), em Boa Vista. O tema do encontro é "Desigualdade, violências e Relações de Poder na História". O evento ocorrerá em parceria com a X Semana de História da UFRR com o tema "30 anos da Constituição Federal: a dialética das lutas pelos direitos sociais". 

Dias: 1 a 4 de outubro de 2018. 

Inscrições: https://anpuhrr.wixsite.com/encontroestadual

Saiba mais sobre I Encontro Estadual de História da ANPUH/ Roraima: Desigualdade, violência e relações de poder na História.

Edição atual

v. 2 n. 2 (2018): Revoluções e revoltas no século XX

O presente dossiê traz artigos que analisam momentos importantes da História contemporânea. A Revolução Russa que completou seu centenário em 2017, marcou a trajetória dos trabalhadores do mundo todo, tendo um grande significado para o século XX. É imprescindível num momento em que o mundo novamente passa por uma grande transformação social, política e cultural, convulsionada pela globalização, migrações e novas relações de trabalho, tenhamos abordagens que nos possibilitem revisitarmos o passado onde as lutas sociais foram imprescindíveis para organizar, promover e fortalecer os trabalhadores, seus movimentos, suas reivindicações.

Os artigos presentes no dossiê desse número da Revista Madwarisawa, foram apresentados durante a X Semana de História, da Universidade Federal do Amazonas, em 2017, que teve como tema “Os 100 anos da Revolução Russa e o ensino de História”.

Os trabalhos aqui apresentados trazem temas diversos, mas possuem um único eixo que é a importância da agência dos trabalhadores como protagonistas históricos de eventos de grande impacto social no século XX. Portanto, são trabalhos resultantes de pesquisas monográficas, PIBICS ou artigos para disciplinas que refletem sobre as inquietações de seus autores, permitindo um diálogo rico sobre sujeitos, protagonismo, política e revolução.

Desejamos uma ótima leitura para todos (as)!!

 

Profa. Dra. Kátia Couto (Editora Convidada) e Equipe Editorial.

Publicado: 2018-10-03
Ver Todas as Edições