NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE AS IRMANDADES DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: O CASO DO SANTÍSSIMO DO PILAR DO OURO PRETO

  • Monalisa Pavonne Oliveira Universidade Federal de Roraima

Resumo

O presente trabalho é a sistematização da participação da mesa redonda Recortes da América portuguesa, no âmbito do I Encontro Estadual de História da ANPUH/RR – Desigualdade, violência e relações de poder na História, realizado na Universidade Federal de Roraima, entre os dias 01 e 04 de outubro de 2018. Pretende-se nesse texto dar um panorama acerca das associações religiosas de leigos no período colonial em Minas Gerais, principalmente as irmandades, em especial a do Santíssimo Sacramento, na perspectiva de vislumbrar as diferentes possibilidades de análise que esse tipo de instituição apresenta, concentrando-nos nas relações sociais e nas expectativas de mobilidade social.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora na Universidade Federal de Roraima (Atual). Doutora em História na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2016). Pesquisadora Visitante na Universidade de Lisboa (Lisboa/ Portugal), pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), entre 2014 e 2015. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2010). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/2005).

Publicado
2019-05-22
Como Citar
OLIVEIRA, Monalisa Pavonne. NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE AS IRMANDADES DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO: O CASO DO SANTÍSSIMO DO PILAR DO OURO PRETO. Manduarisawa - Revista Eletrônica Discente do Curso de História da UFAM, [S.l.], v. 3, n. 01, p. 63-80, maio 2019. ISSN 2527-2640. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/manduarisawa/article/view/5549>. Acesso em: 22 set. 2019.