As Carências no Cenário do Transporte Público nas Perspectivas dos Usuários na Cidade de Manaus

Autores

  • Daniel Quintino de Jesus Silva UFAM
  • Marcelo Mendonça Alves UFAM
  • Paula Rezende Heck UFAM
  • Marcelo Alves Silva UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.5887

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Qualidade do Serviço, Satisfação dos Usuários, Transporte público

Resumo

Um dos maiores desafios da Administração Pública nas cidades tende a ser o gerenciamento do transporte. Sabidamente a cidade de Manaus cresceu, sem o planejamento urbano adequado. Neste ensaio abordaremos a temática, visando refletir sobre os principais problemas do serviço de transporte público, buscando analisar as razões que impedem a melhoria do sistema de transporte público da cidade de Manaus, a partir do olhar dos usuários. As políticas públicas de desenvolvimento e investimento que são realizadas na mobilidade urbana não estão cismáticas com o problema do transporte público. O artigo tem por finalidade analisar as carências do transporte público em Manaus, a partir de um questionário qualitativo e quantitativo realizado pelos acadêmicos de Administração juntamente aos usuários do transporte público para avaliar essa problematização. A metodologia utilizada neste ensaio foi a pesquisa bibliográfica, buscando identificar os fatores que os usuários consideram mais relevantes para um transporte público com maior qualidade. A pesquisa elencou como pontos críticos a serem melhorados: Espera do usuário do transporte público, ônibus velhos, excesso de lotação, falta de segurança, preços injustos, falta de manutenção dos veículos e, por fim, a falta de opções de modais. Assim, o estudo concluiu que parte dos usuários do transporte público coletivo na cidade de Manaus, está insatisfeita com as prestações de serviços no tecido social.

       

Biografia do Autor

Daniel Quintino de Jesus Silva, UFAM

 

   

Marcelo Mendonça Alves, UFAM

 

   

Paula Rezende Heck, UFAM

 

   

Referências

Agum, R., Riscado, P., & Menezes, M. (2015). Políticas públicas: conceitos e análise em revisão. Agenda Política, 3(2), 12-42.
Almeida, Cecilia, Franco, Pinheiro,&Ventura. (2017). Mobilidade urbana e transporte público em Manaus. Recuperado de: https://medium.com/lab-f5/mobilidade-urbana-e-transporte-p%C3%BAblico-em-manaus-1e562525706c.
Strehl, E. G., Moyano, C. A. M., &Angnes, D. L. (2019). Atributos Qualitativos e Fatores de Satisfação com o Transporte Público Urbano por Ônibus. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 17(1), 98-126.
Araújo, M. R. M., Oliveira, J. M., Jesus, M. S., Sá, N. R., Santos, P. A. C., & Lima, T. C. (2011). Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, 23(3), 574-582.
Portaluppi, J., Heinzmann, L. M., Tagliapietra, O. M., & Borilli, S. P. (2006). Análise do atendimento e satisfação dos clientes: Estudo de caso de uma empresa de insumos agrícolas. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR-RECEU, 7(1), 75-91.
Terra, S. X.,& Duarte, P. C. (2014). Estudo da qualidade no sistema de transporte coletivo urbano por ônibus na cidade de Pelotas, RS. Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana, (1), 6-10.
Günther, I. A. (1986). Pesquisa para conhecimento ou pesquisa para decisão? Psicologia: Reflexão e Crítica, 1(1), 75-78.
G1 Amazonas. (2015). Grupo manifesta contra aumento da passagem de ônibus em Manaus. Recuperado de: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/01/grupo-manifesta-contra-aumento-da-passagem-de-onibus-em-manaus.html.
Las Casas, A.L. (2008). Qualidade Total em Serviços. Editora Atlas S.A.
Mota, R. (2019). Transporte coletivo perde 19 milhões de usuários em Manaus. Emtempo, 2019. Recuperado de: https://d.emtempo.com.br/amazonas-cidades/136525/transporte-coletivo-perde-19-milhoes-de-usuarios-em-manaus
Rua, M. D. G., & Romanini, R. (2013). Tipologias e Tipos de Políticas Públicas. ______. Para aprender políticas públicas. Brasília: IGEPP, 48-54.
Souza, B. (2013).Estudantes fazem protesto sobre o aumento da passagem de ônibus na Zona Norte.Recuperado de: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/estudantes-fazem-protesto-sobre-o-aumento-da-passagem-de-onibus-na-zona-norte.
Souza, C. (2002). Políticas Públicas: Conceitos, Tipologias e Sub-Áreas. Recuperado de:https://docplayer.com.br/18980674-Politicas-publicas-conceitos-tipologias-e-sub-areas.html.

Downloads

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Silva, D. Q. de J., Alves, M. M., Heck, P. R., & Silva, M. A. (2019). As Carências no Cenário do Transporte Público nas Perspectivas dos Usuários na Cidade de Manaus. UFAM Business Review - UFAMBR, 1(2), 67–88. https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.5887

Edição

Seção

Artigos