O Afazer e o Fazer da Filosofia – Oralidade e Escrita como Componentes do Ensino-Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.6931

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Ensaio, Foucault, Kant

Resumo

Este texto foi elaborado em uma pesquisa destinada ao desenvolvimento de um estágio pós-doutoral. Nossa preocupação consiste em problematizar as restrições legais à inserção da filosofia no Ensino Médio e explorar as possibilidades da História da Filosofia como recurso didático e pedagógico. A partir de um texto de Benedito Nunes sobre a reflexão filosófica e o ensino de filosofia, tento mostrar que podemos encontrar nas publicações de Michel Foucault uma concepção de filosofia na qual o diagnóstico da atualidade se apresenta de maneira indissociável das atividades de pensar, ler, escrever e falar.

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Publicado

2020-02-20

Como Citar

Noronha, N. M. de . (2020). O Afazer e o Fazer da Filosofia – Oralidade e Escrita como Componentes do Ensino-Aprendizagem. UFAM Business Review - UFAMBR, 2(1), 83–93. https://doi.org/10.47357/ufambr.v2i1.6931