Sobre a Revista

CHAMADA PARA A EDIÇÃO DA REVISTA SOMANLU - 2024.1

Sob organização do Prof. Dr. Luis Celestino de França Júnior (UFCA) e Prof. Dr. Caio Augusto Teixeira Souto (PPGSCA/UFAM).

Tema: Foucault e pensamento decolonial

Prazo: 31/05/2024

 

CHAMADA PARA A EDIÇÃO DA REVISTA SOMANLU - 2024.2

Sob organização do Prof. Dr. Harald Sá Peixoto Pinheiro (PPGSCA/UFAM).

Tema: A recepção das teorias da complexidade no Brasil

Prazo: 30/10/2024

 

A Revista Somanlu também recebe artigos, resenhas, entrevistas e traduções em fluxo contínuo sobre a temática amazônica.

 

Aos interessados, favor consultar as "Diretrizes para Autores".

<<Inicio Template para Orientações à Construção das peças científicas >>

Revista Somanlu

Revista de Estudos Amazônicos

ISSN Impresso: 1518-4765

ISSN Eletrônico: 2316-4123

Observar todas as atualização das normas ABNT para todos trabalhos apresentados, buscando ao máximo o cumprimento das normas vigentes pela estruturação normatizada pela ABNT.

TITULO DO TRABALHO:

Maiúscula, negrito, centralizado, espaço simples, fonte: Times New Roman, 12

TÍTULO EM INGLÊS E ESPANHOL:

Maiúscula, sem negrito, centralizado, espaço simples, fonte: Times New Roman, 12

Nome do autor [1]

Nome do coautor [2]

Nome do coautor[3]

O resumo deve ser traduzido para a língua inglesa e língua espanhola, seguindo o padrão adotado em língua portuguesa e deverá seguir os mesmo padrões solicitados do idioma oficial do Brasil.

RESUMO

O resumo deve ser um único parágrafo, conter no mínimo 250 e no máximo 300 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo único, justificado, espaçamento simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados.

Palavras-chave: de 3 a 5 palavras-chave.

Abstract:

The abstract (summary in English) must be consistent with the Portuguese version (Resumo). The text should be formatted with the same standards listed above.

Keywords: three to five words.

Resumen:

El resumen (resumen en español) debe ser coherente con la versión en portugués (resumen). El texto debe estar formateado con los mismos estándares mencionados anteriormente.

Palabras clave: de tres a cinco palabras.            

  1. Todos os títulos deverão ser numerados sequencialmente.

 

Todos os parágrafos do texto deverão seguir o seguinte padrão de formatação: fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com recuo na primeira linha de 1,25cm, e margens justificadas com o mínimo de 15 e o máximo de 20 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações. O negrito poderá ser usado, exclusivamente, para destacar os subtítulos ou divisões do trabalho, sempre no mesmo corpo 12, em caixa alta e baixa, tendo como referência as orientações socializadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Em nenhuma parte do trabalho deve ser aplicado estilos automáticos dos editores de texto.

1.1. Os subtítulos de nível 2 devem ser justificados, em fonte Times New Roman 12, negrito, itálico e somente inicial da frase em maiúscula.

 

As citações dos autores no corpo do texto e na lista de referências bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT. A referida lista de bibliografias utilizadas no trabalho deve vir ao final do trabalho e não em rodapé.

 

  1. Formatação dos trabalhos para avaliação

 

Os trabalhos aprovados serão indicados para a publicação na Revista Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos, após apreciação pelos pareceristas, banda examinadora constituída em conformidade aos padrões de procedimentos protocolares, que avaliarão e aos autores pedimos a adoção do “modelo” proposto para formatação do texto e a melhor adequações aos padrões das Revistas Científicas. Todos os trabalhos serão conferidos pelo Conselho Editorial, além do revisor que proverá as indicações dos ajustes em caso de aceitação pela Comissão Editorial e Pareceristas da Revista Somanlu.

 

Referências bibliográficas

 

Inserir aqui as referências bibliográficas em fonte Times New Roman, tamanho 12 , com espaçamento simples entre as linhas. As referências bibliográficas, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas da ABNT 6023 para trabalhos científicos, bem como as recentes atualizações para a Referências Bibliográfica apresentadas em 2018.

 

 

 

 

 

 

 

Submissões Online

 

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Somanlu - Revista de Estudos Amazônicos?

 

Por favor, realizáo-lo seguindo as orientações para realização do registro de acesso.

 

Não tem login/senha?

ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO

 

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

 

Diretrizes para Autores

  1. Instruções gerais aos autores

1.1 O periódico recebe, em fluxo contínuo, trabalhos inéditos, em autoria coletiva ou individual, escritos em português, espanhol ou inglês. Esta revista apenas publica trabalhos assinados por pesquisadores doutores. No caso de textos realizados de modo coletivo, um dos coautores deve, necessariamente, ser pesquisador doutor. Um autor, após publicar em um número da revista, deve aguardar o interstício de uma edição, antes de poder concorrer à nova publicação no periódico.

1.2 Desde que enquadrados no Foco e Escopo do periódico e desde que sigam as normas gerais e específicas para a submissão online, as colaborações recebidas participarão de processo de avaliação com análise e julgamento. Primeiramente os editores e a equipe editorial verificam se os textos cumprem com os critérios formais instituídos pelas normas da revista. Em seguida, os trabalhos, sem quaisquer identificações de autoria, são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas, que pode ser do Conselho Editorial, do Conselho de Honra da ALAIC ou ainda por um assessor ad hoc.

1.3 Convém ressaltar que uma das condições para a submissão de um trabalho para a revista leva-se em conta que o texto não esteja, sob nenhuma hipótese, sendo avaliado por outro periódico, nem esteja em processo de revisão e nem será enviado a outra revista até receber um eventual julgamento negativo da arbitragem pertinente. O envio dos originais implica na aceitação do seguinte ponto pelos autores: o copyright do artigo, incluindo os direitos de reprodução total ou parcial do mesmo em qualquer formato, estarão reservados e cedidos à Revista Latinoamericana de Ciências de la  Comunicación.

1.4 As submissões são realizadas pelo(s) autor(es) por meio do site da revista. O encaminhamento de um texto deve seguir os seguintes passos:

Como começar

Você deve acessar o sistema com login e senha. Caso não possua cadastro como autor, é necessário realizá-lo no sistema antes de iniciar o processo de submissão de um texto. Se estiver cadastrado e não lembrar sua senha, é possível recuperá-la pelo sistema.

Passos da submissão do artigo

Após acessar o sistema, você será levado à página do usuário. Na função autor, clique em nova submissão.

Passo 1 – Iniciar submissão: escolha a seção adequada ao seu tipo de texto. Verifique se sua submissão está em conformidade com as “condições para submissão”, marcando as caixas de seleção. Caso o seu texto não esteja de acordo com alguma dessas condições, a equipe editorial se reserva o direito de não encaminhar o texto para o processo de avaliação, recusando-o de imediato. Ainda neste passo 1 é possível, opcionalmente, fazer comentários ao editor. Salve e continue ao passo 2.

Passo 2 – Transferência do manuscrito: Selecione o arquivo completo e revisado; faça a transferência. Salve e continue ao passo 3.

Passo 3 – Metadados da submissão (Indexação): Preencha os metadados da submissão. Ainda que não esteja como preenchimento obrigatório, não deixe de colocar o “resumo da biografia” no campo correspondente. Em trabalho coletivo, deve-se cadastrar o restante dos autores; é preciso, neste caso, “incluir autor”. Salve e continue ao passo 4.

Passo 4 – Transferência de documentos suplementares: este passo é opcional e, caso haja necessidade, você pode incluir documentos suplementares ao seu trabalho. Para estes casos, o passo de seleção e transferência dos arquivos é idêntico ao passo 2. Para ir ao último passo, salve e continue.

Passo 5 – Confirmação: Após verificado e concluído os passos anteriores, é o momento de concluir a submissão clicando no botão correspondente.

 

  1. Normas para a formação dos trabalhos

 

2.1 Artigos

 

2.1.1. Formatação geral

Os artigos devem ter no mínimo 20 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas) e no máximo 35 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm.

 

2.1.1.1 Elementos de identificação do texto

Na primeira página, nessa ordem, devem constar os seguintes elementos textuais:

Títulos:

Em português, inglês e espanhol, nessa ordem, devem ser integralmente em caixa alta com no máximo 100 caracteres (com espaços), digitado em fonte Times New Roman de corpo 14 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Autor(es):

Nome completo, digitado em fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento à direita e sem recuo de parágrafo. Do último sobrenome, deve-se sair uma nota de rodapé indicada por um asterisco (*) que contenha uma breve síntese biográfica e vinculação dos autor(es). Com no máximo 400 caracteres  (com espaços), estas informações devem seguir o exemplo abaixo:

Para pesquisadores e doutores: Docente (ou pesquisador) da Universidade X (Sigla). Doutor em Y pela Universidade Y. Seus trabalhos mais importantes são: Y (2014), Z (2013). E-mail: pesquisador@alaic.com.

Para estudantes: Pós-doutorando (graduando, pós-graduando (para o caso de alunos de cursos lato sensu), mestrando ou doutorando) na Universidade Y (Sigla) (ou no Programa de Pós-graduação em Y da Universidade Y (Sigla)). E-mail: estudante@alaic.com.

Resumos:

Abaixo do(s) autor(es), é preciso colocar três resumos (em português, inglês e espanhol, nessa ordem), com no máximo 650 caracteres (com espaços) cada um deles. Todos eles devem ser digitados em fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo.

Palavras-chave:

Cada um dos três resumos são acompanhados de quatro palavras-chave, estas separadas por ponto-e-vírgula.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos, dos resumos e das palavras-chave se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

 

2.1.1.2 Corpo de texto

Duas linhas abaixo das palavras-chave do último resumo, inicia-se o corpo do texto, cujos elementos ou características são as seguintes:

Corpo do texto – formato geral:

Devem ser digitados em fonte Times New Roman de corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e recuo de 1 cm no início dos parágrafos, com exceção das citações com destaque e as notas de rodapé.

Os textos podem ser subdivididos em seções com subtítulos, os quais devem ser formatados em fonte Times New Roman de corpo 12, negrito, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado, sem recuo e numerados pelo sistema numérico arábico (1, 2,...). A seguir, um exemplo de como numerar os subtítulos das divisões de um artigo:

  1. Comunicação de massa

1.1 Teorias da comunicação

1.1.1 As trocas e os fluxos

Negrito, itálico e aspas:

O uso do negrito é para se dar algum tipo de ênfase no texto e o uso de itálico é para se destacar uma palavra estrangeira ou um título de uma obra no todo que eventualmente possa estar indicada no texto principal. Para os casos de uma música, um episódio de um programa televisivo, um conto, um artigo científico, deve-se sempre colocá-los entre aspas e sem itálico. Exemplos:

Em A produção social da escrita, Raymond Williams faz uma sofisticada crítica sobre...

ou

Pode-se dizer, sem dúvida, que “Alegria, Alegria”, a canção de Caetano Veloso, foi um dos marcos...

Citações no corpo de texto:

Essas citações devem ser indicadas no sistema autor-data.

(a) quando o nome do(s) autor(es) estiver(em) incluído(s) dentro do corpo do texto, deve-se acrescentar a data da publicação entre parênteses. Exemplos: Andrade (1987) ressalta que... ou De acordo com Andrade e Barbosa (2012)...

(b) Quando a citação for indireta e o(s) autor(es) não estiver(em) incluído(s) dentro da sentença no corpo do texto, deve-se indicar entre parênteses o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), seguido da data de publicação do trabalho. Até três autores, todos são citados, com a separação entre eles por ponto-e-vírgula. No caso de haver mais de três autores, escreve-se o nome do primeiro seguido de “et al”. Para as citações de mais de uma obra, de um mesmo autor, quando publicadas em um mesmo ano, deve-se colocar após a data, sem espaço, uma letra minúsculas respeitando a ordem alfabética – como, por exemplo, (Gomez, 1999a) e (Gomez, 1999b). Exemplos: ...na literatura francesa da virada do século XIX, foi imprescindível o fator de profissionalização do escritor (Bourdieu, 1996)... ou A natureza do materialismo está, intimamente, ligada à produção e à reprodução das condições de existência dos homens como um todo (Engels; Marx, 2007).

(c) Quando a citação for direta, ou seja, quando ela reproduzir as mesmas palavras do(s) autor(es) citado(s), deve-se obrigatoriamente, colocá-la entre aspas, seguida da indicação entre parênteses de sobrenome(s) do(s) autor(es), data de publicação do trabalho e número(s) de página(s). Exemplos: “A afirmação da unidade do sistema constitui uma das contribuições mais válidas da obra de Horkheimer e Adorno” (Martín-Barbero, 1997, p. 77). “Em seu lazer, as pessoas devem se orientar por essa unidade que caracteriza a produção” (Adorno; Horkheimer, 1985, p. 117).

Citações com destaque:

As citações diretas maiores que 3 linhas devem ser formatadas na fonte Times New Roman de corpo 11, em itálico, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e margem de 4 cm à esquerda e sem aspas. Depois da citação, deve-se indicar entre parênteses o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), data de publicação do trabalho e número(s) de página(s) [até três autores, todos são citados, com a separação entre eles por ponto-e-vírgula. No caso de haver mais de três autores, escreve-se o nome do primeiro autor seguido de “et al”. Para as citações de mais de uma obra, de um mesmo autor, quando publicadas em um mesmo ano, deve-se colocar após a data, sem espaço, uma letra minúscula respeitando a ordem alfabética – como, por exemplo, (Gomez, 1999a) e (Gomez, 1999b)].

Notas de rodapé:

As notas de rodapé devem ser numeradas automaticamente pelo sistema numérico arábico (1, 2, 3, ...), com formatação na fonte Times New Roman de corpo 10, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado. Elas destinam-se para informações explicativas ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no corpo do texto. Recomenda-se que as notas sejam breves e reduzidas ao mínimo e ao indispensável. Indicações das referências bibliográficas não devem estar inseridas nas notas e, sim, no corpo principal do texto, conforme já apontado.

Quadros, tabelas e ilustrações:

Os quadros são utilizados para exposição de dados qualitativos de pesquisas, quase sempre apresentados sob a forma textual e não numérica. Já as tabelas são comumente utilizadas para dados quantitativos, sob a forma numérica. As ilustrações, entre outras coisas, podem ser um desenho, uma fotografia, um gráfico, um mapa, um fotograma cinematográfico etc. Os quadros, as tabelas e as ilustrações devem ser inseridos em alguma parte do corpo principal do texto, sendo o mais próximo possível do trecho a que se referem; devem ainda ter um título em sua parte superior e a indicação da fonte na parte inferior. Se o quadro, a tabela ou mesmo a ilustração for de elaboração do(s) próprio(s) autor(es), deve-se indicar: “Fonte: Próprio(s) autor(es)”. Se houver mais de um quadro, mais de uma tabela ou mais de uma ilustração ao longo do texto, deve-se antes do título numerá-los, para em seguida colocar o ponto final e o título correspondente. ExemploQuadro 1. As novas teorias da comunicação ou Gráfico 1. Os oligopólios jornalísticos.

Quaisquer um desses elementos, utilizados pelo(s) autor(es), devem ter excelente resolução e possuir qualidade compatível para a realização de uma impressão profissional. Os autores responsabilizam-se pela eventual necessidade de permissão para a reprodução de tais figuras, devendo os autores respeitar as legislações nacionais e as convenções internacionais em torno da propriedade intelectual.

2.1.1.3 Referências citadas

Ao final do corpo do texto do artigo ou da comunicação científica, devem ser listadas apenas as referências bibliográficas citadas no texto. Devem ser arroladas em ordem alfabética na formatação em fonte Times New Roman de corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo no início dos parágrafos.  A normatização dessas referências completas devem seguir os exemplos abaixo:

Livros com até três autores (SOBRENOME, Nome do autor (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 2002.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

Livros com mais de três autores (SOBRENOME, Nome do autor principal et al. Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

GONZALEZ, Maria Eunice Quilici et al. Ciências humanas em debate. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

Livros organizados (SOBRENOME, Nome do organizador (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula) (Org.). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação.):

LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Livro no formato e-book (a depender da autoria, a formatação é idêntica às anteriores. Acrescenta-se ao final: Disponível em: <colocar o endereço eletrônico de localização>. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.):

 

ALENCAR, José de. Como e porque sou romancista. Rio de Janeiro: Typ. de G. Leuzinger & Filhos, 1893. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/00176100>. Acesso em: 30 mar. 2015.

Capítulos de livros (SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do organizador (se houve mais de um, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula) (Org.). Título da obra em itálico: subtítulo (se houver). Edição, se não for a primeira. Tradutor (se houver). Local de publicação: editora, data de publicação. Página inicial e final do capítulo.):

ROUANET, Sérgio Paulo. Iluminismo e barbárie. In:___. Mal-estar na modernidade: ensaios. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.9-45.

ROCHA, Glauber. An esthetic of hunger. In: MARTIN, Michael (ed.). New Latin American cinema. Detroit: Wayne State University Press, 1997. p.59-61.

Artigos de periódico científico (SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico(abreviado ou não), cidade da publicação, v. seguido do número do ano ou volume,  n. seguido do número do fascículo, página inicial-final, mês abreviado, ano da publicação.):

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Razón técnica y razón política: espacios / tiempos no pensados. Rev. Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v.1, n.1, p.22-37, jul-dez, 2004.

Caso esteja disponível online, deve-se acrescentar ao final:

Disponível em: <colocar o endereço eletrônico de localização>. Acesso em: dia mês (abreviado) e ano.

Artigos publicados em imprensa (SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal ou revista, cidade de publicação, dia seguido do mês abreviado. Ano. Número ou Título do Caderno, Seção ou Suplemento, página inicial-final.):

VIEIRA, Fabricio. Bovespa sobe 2,87%, maior avanço em dois meses. Folha de S. Paulo. São Paulo, 14 fev. 2007. Folha Dinheiro, p.12.

Teses e dissertações (SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo normal. Ano do depósito. Número total de páginas ou volumes. Tipo de trabalho - locação: [Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em...) (Especialização em...) / Dissertação (Mestrado em...) / Tese (Doutorado em...) - Faculdade de... / Instituto de...], Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.):

CANDIDO, Antonio. Parceiros do rio bonito: estudo sobre a crise nos meios de subsistencia do caipira paulista. 226 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1954.

Artigos de internet (SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo normal. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia seguido do mês abreviado. Ano.):

ECO, Umberto. Para una guerrilla semiológica. Disponível em: <http://www.nombrefalso.com.ar/apunte.php?id=16>. Acesso em: 3 jan. 2007.

Trabalhos publicados em anais de evento científico (SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento, número da edição do evento, ano do evento. Título dos anais, do caderno, das atas etc. Local de publicação: editora, data de publicação, volume, página inicial e final referente ao trabalho publicado.):

DIMAS, Antonio. Uma senhora inconveniente. In: Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos, 1, 2000. Anais do Seminário Internacional Novo Mundo nos Trópicos. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 2000. v. 1, p. 299-302.

Produtos audiovisuais (TÍTULO. Diretor. Produtor. Local de produção: produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.):

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, 1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.

Documento sonoro (SOBRENOME, Nome do compositor(es) ou intérprete(s). Título. Local da gravação: Gravadora (ou equivalente), data da gravação, especificação do suporte. Eventualmente, pode-se acrescentar dados complementares à referência.):

FERRER, Ibrahim. Buenos Hermanos. New York, NY: World Circuit/Nonesuch, 2003. 1 CD (56 min).

 

2.2 Entrevista 

2.2.1 Formatação geral:

Realizada com uma personalidade acadêmica de grande projeção internacional no campo da Comunicação na América Latina, entrevista deve ter no mínimo 20 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé e referências bibliográficas) e no máximo 35 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé e referências bibliográficas). O texto, em Microsoft Word ou OpenOffice, deve estar no formato de página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm, com texto digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, com espaçamento simples entre as linhas e recuo de 1 cm no início dos parágrafos.

A entrevista é no formato pergunta e resposta. As perguntas não devem utilizar, sob nenhuma hipótese, todas as fontes em caixa-alta e devem estar em negrito, não havendo a necessidade de identificação do entrevistador. As respostas também não devem utilizar todas as fontes em caixa-alta. Também não é necessária a identificação do entrevistado no início de cada resposta. Utiliza-se itálico apenas para palavras estrangeiras. Eventuais destaques dentro do texto – como subtítulos – devem ser colocados em negrito;

Título

Cada entrevista deve conter um título, centralizado, em português, em inglês e espanhol, nessa ordem, todos em caixa-alta, em fonte Times New Roman, corpo 14, com espaçamento simples entre as linhas. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

Breve biografia do entrevistado

Abaixo do título, após pular uma linha, deve haver o nome completo do entrevistado e uma breve biografia, em no máximo 800 caracteres (com espaços). Recomenda-se que, nesse texto biográfico, contenham as ligações institucionais e acadêmicas do biografado, os principais cargos e funções assumidos ao longo da carreira, além das titulações e premiações conquistadas. Ainda se acrescenta, ao final, o e-mail a ser divulgado.

Identificação do entrevistador

Abaixo da biografia do entrevistado, após pular uma linha, deve haver o nome do entrevistador precedido pelo vocábulo “por”. Também se deve acrescentar, abaixo do nome, uma breve biografia do entrevistador, em no máximo 500 caracteres (com espaços).

Texto introdutório (opcional)

Antes das perguntas e das respostas, é facultado ao entrevistador a inserção de um breve texto introdutório sobre a entrevista e/ou entrevistado. Este texto deve conter no máximo 1200 caracteres (com espaços).

Notas de rodapé

Notas de rodapé de página devem ser utilizadas apenas quando imprescindíveis.

Referências citadas

Geralmente, este tipo textual dentro da revista, por ser uma entrevista, não comporta citações e referências bibliográficas. Mas caso seja necessário, deve-se utilizar as normas gerais de citação e de formação das referências bibliográficas indicadas nos itens 2.1.1.2 e 2.1.1.3.

Fotografia

Além do texto da entrevista, deve-se também enviar, como documento suplementar, uma foto digital, no formato JPEG ou JPG, nas dimensões mínimas de 6 cm X 4 cm, em resolução mínima de 300 dpi.

 

2.3 Estudo

2.3.1 Formatação geral

O texto da seção Estudos deve ter no mínimo 20 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol, nessa ordem) e referências bibliográficas) e no máximo 35 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol, nessa ordem) e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com todas as margens laterais de 3 cm.

Títulos:

Em português, inglês e espanhol, nessa ordem, os títulos devem ser integralmente em caixa alta com no máximo 150 caracteres (com espaços), digitado em fonte Times New Roman de corpo 14 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo. O título pode ser o nome do programa ou do curso de pós-graduação em relato. Os títulos, em nenhuma hipótese, devem conter notas de pé de página, nem ser submetidos à negrito, itálico e sublinhado.

Autor(es):

Nome completo, digitado em fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento à direita e sem recuo de parágrafo. Do último sobrenome, deve-se sair uma nota de rodapé indicada por um asterisco (*) que contenha uma breve síntese biográfica e vinculação dos autor(es) com o programa ou curso de pós-graduação relatado. Com no máximo 400 caracteres  (com espaços), estas informações devem seguir o exemplo abaixo:

Docente (ou pesquisador ou coordenador) do Programa de Pós-graduação em Y, da Universidade X (Sigla). Doutor em Y pela Universidade Y. Seus trabalhos mais importantes são: Y (2014), Z (2013). E-mail: pesquisador@alaic.com.

Resumos:

Abaixo do(s) autor(es), é preciso colocar três resumos (em português, inglês e espanhol, nessa ordem) sobre o programa ou curso de pós-graduação relatado, com no máximo 650 caracteres (com espaços) cada um deles. Todos eles devem ser digitados em fonte Times New Roman de corpo 12 com espaçamento simples entre as linhas, alinhamento justificado e sem recuo de parágrafo.

Palavras-chave:

Cada um dos três resumos são acompanhados de quatro palavras-chave, estas separadas por ponto-e-vírgula.

Atenção: caso o artigo seja redigido em espanhol ou inglês, a ordem de apresentação dos títulos, dos resumos e das palavras-chave se altera. Para os artigos redigidos em espanhol, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em espanhol, em inglês e em português. Para os artigos redigidos em inglês, a ordem dos títulos, dos resumos e palavras-chave é a seguinte: em inglês, em espanhol e em português.

Corpo do texto principal:

Fica a critério do(s) autor(es) a subdivisão dos textos. Sugere-se, no entanto, que os textos, em relação ao programa ou curso de pós-graduação, devam abordar o (1) histórico e origem; (2) linhas de pesquisa e áreas de pesquisa; (3) Corpo docente; (4) grupos de pesquisa formados; (5) formas de atuação no contexto local, nacional e internacional no campo da Comunicação; (6) Pesquisas individuais e coletivas resultantes; (7) perspectivas e planejamento para os próximos anos.

Caso seja necessário o uso de referências bibliográficas, deve-se utilizar as normas gerais de citação e de formação das referências bibliográficas indicadas nos itens 2.1.1.2 e 2.1.1.3.

2.4 Resenha

2.4.1 Formatação geral

As resenhas, cujos objetos são obras do campo da Comunicação publicadas nos últimos 24 meses, devem ter no mínimo 7,5 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas) e no máximo 15 mil caracteres (com espaços e incluindo eventuais notas de rodapé, resumos com palavras-chave nas três línguas (português, inglês e espanhol) e referências bibliográficas). O texto deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice, em página tamanho DIN A4 (21,0 cm x 29,7 cm) e com todas as margens laterais de 3 cm.

O(s) autor(es) deve(m) seguir os mesmos elementos de identificação do item 2.1.1.1. Duas linhas após estes elementos, após as palavras-chave, acrescenta-se a referência completa da obra resenhada (segue-se o modo de formatação do item 2.1.1.3).

Para o corpo do texto principal, é necessário seguir as mesmas normas de formatação do item 2.1.1.2.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Deve-se ressaltar que uma das condições para a submissão de um trabalho para a revista leva-se em conta que este não esteja, sob nenhuma hipótese, sendo avaliado por outro periódico, nem esteja em processo de revisão e nem será enviado a outra revista até receber um eventual julgamento negativo da arbitragem pertinente.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  3. Exceto, na primeira página, quando se solicita a identificação do(s) autor(es), todas as marcas que identificam o(s) autor(es) foram apagadas ao longo do texto e do arquivo a ser submetido.
  4. Conforme a categoria de texto escolhida, o texto segue, absolutamente, os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Além disso, foi verificado que o texto se enquadra no Escopo e Focoda revista.
  5. Há pelo menos um pesquisador doutor como autor do trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

[1]  Mestrando em xxxxx pela XXXXX. E-mail: xxxxx

[2]  Doutor em xxxxxx pela xxxxx. E-mail: xxxx.

[3]Especialistaem xxxxx pela XXXXX. E-mail: xxxxx

<<Fim Template para Orientações à Construção das peças científicas >>