A importância da estratégia de saúde da família no processo do programa de crescimento e desenvolvimento: um relato de experiência

Autores

  • Adriana da Silva Zurra Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Elisson Golçalves Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Ketlem Dione dos Santos Abreu Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Sávio José de Silva Batista Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

O enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) realiza o acompanhamento de crianças durante a puericultura através do Programa de Crescimento e Desenvolvimento (CD) por meio de uma assistência individualizada e global, respeitando a peculiaridade do local que ela está inserida. A experiência por parte do discente acontece através de aulas práticas da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Criança II, onde o mesmo tem a oportunidade de relacionar a teoria com habilidades em lidar com o cliente conforme a sua subjetividade. O presente trabalho objetiva relatar as atividades realizadas durante a disciplina por parte dos acadêmicos em relação ao acompanhamento realizado pelos profissionais para com os moradores que estão inseridos em determinado bairro. Após ambientação dos acadêmicos com as microáreas a serem visitadas, optou-se por abordar aos familiares e às crianças inseridas no programa-alvo da disciplina o seguinte tema: A importância da UBS no crescimento e desenvolvimento. As atividades ocorreram através cartazes ilustrados que envolvessem as crianças e explicações para os domiciliados no bairro Itamaraty da cidade de Coari-AM. Foram visitadas 54 (cinquenta e quatro) famílias cadastradas com crianças de 0 a 6 (zero a seis) anos onde, percebeu-se o desempoderamento, desconhecimento e pouca procura pelo serviço no atendimento relacionado ao programa CD na UBS, o qual, acordo com relatos dos usuários deve-se ao déficit na divulgação dos serviços oferecidos.  É imprescindível que o programa seja abordado para as famílias com didáticas claras e planejadas pela equipe de saúde, pois, assim, o acompanhamento dessas crianças ocorrerá de maneira eficiente. A articulação da atividade com o programa proporcionou aos acadêmicos o entendimento sobre a importância de ações educativas, estabelecendo o diálogo sobre saúde da criança com a comunidade envolvida.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

ZURRA, A. da S.; SILVA, E. G.; ABREU, K. D. dos S.; BATISTA, S. J. de S. A importância da estratégia de saúde da família no processo do programa de crescimento e desenvolvimento: um relato de experiência. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5687. Acesso em: 20 abr. 2024.