Teoria e prática docente: relato de experiência do estágio supervisionado de ensino em química numa escola pública do município de Coari-Amazonas

Autores

  • Jéssica Amazonas Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Luciana de Araújo Corrêa Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

O estágio supervisionado é o momento em que o discente vivencia desafios pertinentes em relação à sua futura formação como educador. Sendo assim, este refere-se a um relato de experiência descritivo e expositivo sobre o Estágio Supervisionado de Ensino III do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia-ISB- UFAM. As atividades foram desenvolvidas em uma escola da rede Estadual de ensino, denominada Prefeito Alexandre Montoril, localizada à Estrada do Contorno s/n, Duque de Caxias, na cidade de Coari, Estado do Amazonas tendo seu início a partir do dia 17/08/2017 a 21/09/2017, com a finalidade de observar e reger em turmas de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Química, tendo como carga horária total 30 horas de atividades, sendo 5 horas de observações e 5 horas de regências em cada uma das turmas citadas.  O estágio supervisionado é uma ferramenta imprescindível na formação dos acadêmicos de licenciaturas, por isso é uma disciplina que tem função primordial para a formação do futuro profissional. É nesse momento que os estagiários se deparam com a realidade do Ensino Médio, onde observam o comportamento das turmas, dos professores durante as aulas e a gestão política pedagógica da instituição de ensino. Partindo dessas observações, foi possível diagnosticar problemas em relação ao ensino aprendizagem, bem como adoção de métodos que viabilizassem o mesmo durante a realização das regências. Após a realização das atividades, pôde-se criar um parâmetro entre as turmas trabalhadas, isso em relação aos aspectos positivos e negativos diagnosticados no momento do estágio. Dentre os pontos negativos, observou-se que os tempos reduzidos e as paralizações foram os fatores que mais afetaram os cronogramas de atividades. No entanto, a motivação e o interesse dos alunos na escola fizeram com que a prática docente pudesse ser vivenciada pelas estagiárias. O Estágio Supervisionado de Ensino contribuiu de forma significativa para a experiência docente das acadêmicas e trouxe à tona a realidade do que as mesmas irão encontrar em suas respectivas vidas profissionais.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

SOUZA, J. A.; CORRÊA, L. de A.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Teoria e prática docente: relato de experiência do estágio supervisionado de ensino em química numa escola pública do município de Coari-Amazonas. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, p. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>