Reaproveitamento de resíduos domésticos para a produção de sabão em barra: recuperar, reciclar e valorizar, uma proposta para tema gerador

Autores

  • Ana Keila Marques Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Mayda Freitas Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Rogélia Vasconcelos Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Jheymeson Santos Mota Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM
  • Vera Lúicia Imbirba Bentes Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Coari, Coari – AM

Resumo

A geração de diversos tipos de resíduos domésticos pela população em geral é crescente, e muitas das vezes esses resíduos são descartados de forma inadequada, prejudicando direta e/ou indiretamente o meio ambiente. Um dos resíduos orgânicos comumente gerados nas atividades domésticas cotidianas é o óleo residual de frituras, dos quais muitas das vezes são descartados diretamente nas pias ou esgotos, podendo causar entupimentos de tubulações de encanação ou até mesmo obstruções de córregos ou poluição de rios modificando as paisagens naturais. Os resíduos descartados podem ser reaproveitados para a produção novos produtos de interesse tecnológicos, agregando valor ao resíduo e recuperando o meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor abordagem teoria e prática a respeito de um tema gerador, “meio ambiente e recuperação”, enfatizando o processo de reciclagem através do reaproveitamento de resíduos de óleo doméstico pós-consumo para a produção de sabão em barras, de forma a despertar nos alunos do ensino fundamental de Escola Pública a importância de reaproveitar resíduos através de processos de reciclagem, abordando a contribuição dessas ações para a recuperação do meio ambiente, em uma atividade elaborada na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Biologia e Química I. O objetivo principal da atividade é despertar nos alunos do ensino fundamental maior sensibilidade a respeito do tema meio ambiente e das ações que podemos realizar para minimizar a poluição de nossos ambientes do cotidiano, como ruas, córregos, rios entre outros. O trabalho de conscientização de cada cidadão pode contribuir significativamente com a preservação das diversas espécies de vidas na terra e no universo, conservando-as para as futuras gerações, e por conseguinte, reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas voltadas para a produção de alimentos, energias e materiais de consumo a partir de exploração de recursos naturais. Segundo Paulo Freire, “A educação é um ato político”, e dessa forma o projeto a ser desenvolvido tem como finalidade contribuir de maneira sustentável, possibilitando o desenvolvimento de uma atividade rentável extra para comunidades através da produção de barras de sabão artesanais para uso nas atividades domésticas, revalorizando os resíduos orgânicos e despertando o interesse de comunidades pela recuperação de resíduos e coleta seletiva desses resíduos domésticos.

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

SILVA, A. K. M.; SILVA, M. F.; SILVA, R. V.; MOTA, J. S.; BENTES, V. L. I. Reaproveitamento de resíduos domésticos para a produção de sabão em barra: recuperar, reciclar e valorizar, uma proposta para tema gerador. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 1, n. especial, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/5571. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)