Equipe Editorial

Editora-Chefe

Monize Melo da Silva Chaves: Bacharela em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Laboratório de Estudos sobre História Política e do Trabalho na Amazônia - LABUHTA (UFAM) e do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (CNPq/UERJ). Membro da Equipe editorial da Revista de Pós-Graduação de História da UFAM - Canoa do Tempo. Servidora Pública na Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas - SEDUC. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Editor-Adjunto

César Aquino Bezerra:  Doutorando e Mestre em História na Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM) e licenciado em História na Universidade do Estado do Amazonas (CESP-UEA). Bolsista da FAPEAM. Desenvolveu três projetos de iniciação científica sobre a trajetória da atriz Léa Garcia, entre as décadas de 1950-1970 (PAIC/UEA/FAPEAM). Pesquisador do grupo de pesquisa Grupo de Estudos Históricos do Amazonas (GEHA/CNPq). Tem experiência em História do Brasil República, Pós-Abolição, Relações Raciais, Relações de Gênero, História do Amazonas, Protestantismo na Amazônia e História Oral. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Secretária

Amábele da Silva Vasconcelos: Graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Conselho Editorial

Adrian de Souza Santos: Graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pesquisador pelo LABHORA - Laboratório de História Oral e Audiovisual do Amazonas. Possui dois anos de pesquisa de iniciação científica voltada para a utilização da telenovela como fonte histórica, através dos diálogos que Vale Tudo (1988) estabelece com o contexto da redemocratização brasileira, e um ano de pesquisa de iniciação científica sobre a Rede Globo de Televisão. Estagiário do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas (COPHAM) entre os anos de 2021 a 2023, atuando em pesquisas visando a preservação de arquivos históricos e documentação de arquivos públicos, organização, classificação e digitalização de acervo. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Adrian Nunes de Oliveira: Graduando em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Participante do Programa de Educação Tutorial (PET), Grupo Conexões Urbanas. Desenvolve pesquisa de iniciação científica intitulada "A construção e consolidação da identidade moçambicana nos textos literários: sujeitos e perspectivas (1964-1979). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Adriano Barbosa Silva: Graduando em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Africanos: Identidades, Dinâmicas Sociais e Científicas. Desenvolve pesquisa intitulada "Me serviram limões, mas eu fiz uma limonada": uma análise das relações entre racismo, feminismo negro e amor afrocentrado através do álbum visual Lemonade (2016). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Ana Rivick Lira Bernardo: Graduada em Licenciatura em História e Mestranda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Laboratório de Estudos sobre História Política e Trabalho na Amazônia (LABUHTA), atuando na linha de pesquisa Etnicidade e Mundos do Trabalho em perspectiva Decolonial. Membro da equipe editorial da Revista Discente do curso de História da UFAM - Manduarisawa e da Revista do Programa de Pós-Graduação de História da UFAM - Canoa do Tempo. Pesquisa na área de História Indígena e do Indigenismo e História da Amazônia. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Angela Beatriz da Silva Simplício: Graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduanda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Nilton Lins. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Carlos Eduardo Ribeiro da Silva: Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desenvolveu um projeto pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com o título: "Funções, comparações e representações dos monarcas: Ciro, Cambises e Dario nas Histórias de Heródoto". Membro do Laboratório de Estudos em História Cultural (LEHC) e do corpo editorial da Manduarisawa - Revista Eletrônica Discente do Curso de História da Universidade Federal do Amazonas. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Davi Lincon De Oliveira Santos: Graduando do curso de História da Universidade Federal do Amazonas. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Emanuel de Araújo Rabelo: Historiador e Antropólogo. Doutorando em História pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2023-). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima-UFRR (2019-2021).Possui graduação em História pela Universidade Federal de Roraima-UFRR (2014-2018). Tem interesse nas áreas de História e Antropologia, História Indígena e do Indigenismo, Etnologia Indígena, Historiografia Brasileira, História da Amazônia, História de Roraima, Historiografia do Brasil Republicano e História Contemporânea com ênfase em Cultura, Identidade, Movimentos Sociais na Amazônia e Relações de Poder. Membro dos GTs Indígenas na História( Seção Roraima-ANPUH) e Teoria da História e da Historiografia(Seção Amazonas-ANPUH) e Membro do corpo editorial da revista discente de história da UFAM(Manduarisawa). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Emilly Nayra Soares Albuquerque: Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Amazonas - PPGH/UFAM, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade - UfAC (2018-2020) e graduada em História Bacharelado pela Universidade Federal do Acre (2017). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Lais Oliveira Pinho de Lima:  Graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Desenvolve pesquisa de iniciação científica intitulada "Aqui também estivemos: estudo sobre africanos livres na Manaus Oitocentista". (Fonte: Currículo Lattes)

 

Marcos Lucas Abreu Braga: Graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2015-2018). Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET), grupo Conexões Urbanas, entre julho de 2016 a dezembro de 2018. Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (PPGH-UFAM) e é professor na rede pública de educação básica do Amazonas (SEDUC-AM). Atua na área da História Social do Trabalho e do Movimento Operário na Amazônia na Primeira República (Fonte: Currículo Lattes).

 

Matheus Mendonça Azevedo: Possui graduação em História pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2019). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História na mesma instituição, sob orientação do Prof. Dr. Glauber Cícero Ferreira Biazo.Atua na área de História, com ênfase em Teoria da História e História da Historiografia. (Fonte: Currículo Lattes

 

Shayrula Alice Ferreira De Araújo: Graduação em andamento pelo curso de História na Universidade Federal do Amazonas. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Sophia Vitoria Aquino Cunha: Graduanda em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduanda em Direito pela Faculdade La Salle. Desenvolve o segundo projeto de pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica com o título (PIBIC): “História, Gênero e Justiça do Trabalho no interior do estado do Amazonas (décadas de 1970 e 1980)”. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Conselho Científico

Prof. Aldrin Moura de Figueiredo: Graduado em História (UFPA, 1989), especialista em Antropologia Social (UFPA, 1993), mestre e doutor em História (UNICAMP, 1996, 2001) e bolsista de produtividade do CNPq. Desde 1991 é professor da Faculdade de História da UFPA. Sua área de interesse procura conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Dedica-se ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico e história social da intelectualidade na Amazônica (séculos XVIII-XX). Realizou curadorias e consultorias em diversos projetos com instituições brasileiras e estrangeiras. Realizou estágio avançado em história da arte no Museu de América (Madri, Espanha) e intercâmbios de pesquisa em diversos museus europeus. Foi diretor do Centro de Memória da Amazônia (2013-2017), é membro do Conselho Editorial do Senado Federal, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e é pesquisador vinculado à Cátedra João Lúcio de Azevedo (Instituto Camões e UFPA). Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq) e é professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Prof. Babalawô Ivanir dos Santos: Professor e orientador no Programa de Pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pos-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); em Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional da Ancient Religion Societies of African Descendants International Council (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Étnico-racial e questões africanas; Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Prof. Benito Bisso Schmidt: É licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em História pela mesma instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002), com estágio no Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne) (2001). Foi professor do Departamento de Biblioteconomia e História da Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1992-1993). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHIST (desde 2014). Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine - IHEAL (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; professor convidado junto ao Department of Romance and Latin-American Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e ao Mestrado em Ciências Humanas da Universidad de la República (Uruguai), em maio de 2016; e Distinguished Fulbright Visiting Scholar na Emory University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. Foi secretário (2002-2004) e presidente (2006-2008) da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História - ANPUH-RS. Integrou a diretoria da ANPUH nacional como segundo tesoureiro (gestão 2009-2011) e como presidente (gestão 2011-2013), atualmente é seu secretário geral (gestão 2019-2021). Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral - ABHO e editor da revista História Oral (2010-2012). Dirigiu o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região entre 2008 e 2011. Integra o Grupo de Pesquisa "Teoria e Metodologia da História" e o Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), ambos vinculados ao CNPq. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e pesquisa sobre temas como: história LGBTQI+ e teoria queer, gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. De fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio Sênior Sênior no Exterior na Brown University (EUA), com bolsa CAPES. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós: O pesquisador possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando tanto no Departamento de História quanto no Programa de Pós-Graduação em História. É docente permanernte do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFAP. Atualmente, exerce a função de Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Ditadura e é membro do corpo editorial da Canoa do Tempo - revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFAM, da qual foi editor entre os anos de 2016-2018. Exerce as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFAM, Coordenador do Curso de História do PARFOR e é presidente da ANPUH/AM. Foi Coordenador Nacional do GT Mundos do Trabalho no biênio 2014-2016. É líder do grupo de pesquisa do CNPq Centro de Estudos sobre Trabalho e Ditadura e é mebro dos grupos Governos Militares na Amazônia: entre memórias e histórias(UFPA) e História Social da Amazônia (UFAM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia e do Brasil Republicano, atuando principalmente nos seguintes temas: história política, história do trabalho, Ditadura Militar, Trabalhismo e Populismo. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Prof. Jaci Guilherme Vieira: Professor titular da Universidade Federal de Roraima e ao longo desses últimos anos tem trabalhado com História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos indigenas e ditadura militar na Amazônia. Em Roraima tem se dedicado a estudar a resistência dos povos indígenas desde o período colonial a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, como também a influencia da Igreja Católica em todo esse processo .Possui graduação e mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina em História. Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós Doutorado pela Universidade Federal do Pará. . jacivieira@uol.com.br ( Particular) jaci.vieira@ufrr.br( Institucional) Tel 95 981220607 (Whatsaap). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Prof. Dra. Kátia Cilene do Couto: Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2006). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: migração, memória, identidade, trabalho e movimentos sociais. (Fonte: Currículo Lattes)

 

Ex-Membros

Alessandra da Silva Supriyadi

Ana Beatriz Lima da Silva

Andrew Matheus Medeiros da Conceição

Avelino Pedro Nunes Bento Da Silva

Christine Oliveira Andrade

Davi Monteiro Abreu

Dimitri José da Costa Maciel

Elizabeth Francielly Alecrin Macedo

Evelyn Marcele Campos Ramos

Francisco Adriano Leal Macêdo

Isabela Cristina Botelho Senna Albuquerque

Ivanelison Melo de Souza

Jandira Magalhães Ribeiro

Janielly Cordeiro de Castro

Jefferson Fernandes de Souza

Jorge Anderson Xavier de Moraes

José Evan Bentes da Silva Júnior

Karen Paola Castelo Branco Gomez

Kívia Mirrana Pereira

Larissa Leite Colares

Mayra de Oliveira Uchôa

Maria Paula de Souza Pinheiro

Mariza Granjeiro dos Santos

Narciso Passos de Freitas

Paola da Cruz Rodrigues

Raoni Araujo Lopes

Rielem Siqueira Fernandes

Rodolpho Luiz Almeida Vieira

Romulo Thiago Oliveira de Sousa

Sami De Figueiredo Maciel

Thaieny Gama Barata

Victoria Katarina Cardoso Lima

Wenderson Macedo de Lima