DESIGUALDADES, VIOLÊNCIA E RELAÇÕES DE PODER NA HISTÓRIA

Autores

  • Tiago Siqueira Reis Universidade Federal Fluminense
  • Monalisa Pavonne Oliveira Universidade Federal de Roraima
  • Carla Monteiro de Souza Universidade Federal de Roraima

Resumo

A presente edição especial da Revista Manduarisawa reúne um conjunto de artigos apresentados durante o I Encontro Estadual de História da ANPUH Seção Roraima , realizado entre os dias 01 e 04 de outubro de 2018, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O encontro promovido pela ANPUH/RR, que no mesmo ano iniciava suas atividades no estado de Roraima, objetivou promover, incentivar e fortalecer a disciplina Hist ória no estado, na região norte e em nível nacional.

Biografia do Autor

Tiago Siqueira Reis, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História pela Universidade Nova de Lisboa, linha de pesquisa História Contemporânea. Pesquisador integrante do Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Áreas de interesse: História Política e Social contemporânea, História Social do Trabalho e História Política contemporâneas, História do Tempo Presente, com ênfase para a história política, sociedade civil, Estado Ampliado e relações de trabalho, em especial na Fundação Oswaldo Cruz, assim como na política social de saúde no Brasil contemporâneo.

Monalisa Pavonne Oliveira, Universidade Federal de Roraima

Professora na Universidade Federal de Roraima (Atual). Doutora em História na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2016). Pesquisadora Visitante na Universidade de Lisboa (Lisboa/ Portugal), pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), entre 2014 e 2015. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2010). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/2005).

Carla Monteiro de Souza, Universidade Federal de Roraima

Possui Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), pós-doutorado em Migrações, realizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2016). É professora da Universidade Federal de Roraima-UFRR, vinculada ao curso de História e ao Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras-PPGSOF, programa integrante da Rede de Programas de Pós-graduação de Pesquisa Interdisciplinar na Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, da Amazônia e de Roraima, atuando principalmente nos seguintes temas: historia oral, narrativas e memórias; etnicidades e identidades; fontes documentais e acervos; história e literaturas; migrações e cidades.

Downloads

Publicado

2019-05-22