GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (GQT) NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO (GI): A aplicação das práticas dos 5S pela busca por qualidade contínua nas atividades dos profissionais da informação.

Autores

  • Aurélio Fernando Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Clodoaldo Francisco dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Gestão da qualidade total, Pilares da Gestão da Informação, 5S.

Resumo

A gestão da informação, área multidisciplinar da Ciência da Informação, se utiliza de conceitos e práticas para as atividades dos profissionais da informação, entre estas a filosofia oriental dos 5S, comum da administração, que busca através de regras a melhoria continua da qualidade nos processos e serviços. Este trabalho busca através de uma revisão bibliográfica de caráter elucidativo, exploratório propor a utilização dessas regras como subsídios para serem aplicados pelos profissionais da informação em suas atividades. Tal visão tem o objetivo geral de definir conceitos da Gestão da Informação (GI), diante de ações organizacionais e sociais bem como se utilizar através de conceitos dos 5s para a melhoria contínua da qualidade através da interiorização de todos esses conceitos para que se especificamente usados pelos profissionais da informação, gerem um substancial ganho em suas atribuições. Como resultado desta aplicação pode-se além de trazer um ganho substancial às empresas e sociedade, tais indicações podem também reduzir e potencializar nesses profissionais um ganho positivo humano, com a adequação de tempo e esforço em suas atividades.

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

GT3 Diversidade dos Campos de Atuação - ARTIGOS