O GESTOR E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO: evitando heurísticas e vieses cognitivos

Autores

  • Pietro Otávio Santiago Silva
  • José Aniceto de Lima Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Heurísticas, Tomada de Decisão, Gestão da Informação

Resumo

As grandes mudanças no mercado competitivo têm alterado e exigido das organizações novas estratégias de gerenciamento. Sob esse contexto, a chave para o sucesso no processo de tomada de decisão é a informação. Este artigo tem por objetivo apresentar através de uma Revisão de Literatura, teorias, conceitos e praticas do processo de tomada de decisão, em diferentes contextos organizacionais, focando a identificação de heurísticas e vieses de julgamento do processo decisório. Os resultados observados indicam que conseguindo identificar os problemas e apoiado em um sistema de informação, o gestor terá maiores condições de desenvolver soluções no seu processo de julgamento, e assim, refletir na melhor tomada de decisão.

Biografia do Autor

Pietro Otávio Santiago Silva

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como representante da Executiva Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão da Informação e Gestão da Informação na gestão 2009/2010. Esteve membro do Diretório Acadêmico de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco entre 2006/2009. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Gestão da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteconomia, administração da informação, Gestão da Qualidade, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Atualmente esta estagiário - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.

José Aniceto de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco e em Geografia pela Universidade de Pernambuco, atua em pesquisas na área de Ciência da Informação com ênfase em Gestão do Conhecimento; Sistema de Informação Gerencial; Informação Empresarial; Uso da Informação; Preservação da Memória. É integrante do Grupo de Pesquisa Prospecção e Praxis em Ciência da Informação. Tem experiência profissional na área de documentação. Atualmente atua como secretário do diretório acadêmico de Gestão da informação da UFPE e como representante do curso de Gestão da Informação exercendo a função de secretário de comunicação na Executiva Regional de Biblioteconomia, Gestão da Informação, Documentação e Ciência da Informação N/NE (EXREBD N/NE)

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

GT3 Diversidade dos Campos de Atuação - ARTIGOS