Os caminhos da responsabilidade social da Ciência da Informação

Autores

  • Esdras Renan Farias Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Analisa as dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB), acerca da temática responsabilidade social (RS). Compara os conteúdos temáticos encontrados nas dissertações que se assemelham a definições de RS usados na área da Ciência da Informação (CI), da Gestão ou de ambas. Do ponto de vista metodológico, categoriza os conceitos encontrados, fazendo uso da análise de conteúdo. As definições comparadas entre si permitem refutar ou aceitar a hipótese de que a CI como ciência social, origina seu próprio conceito sobre RS ou se aproxima da RS, evoluindo e adquirindo características da área da Gestão. Como resultados preliminares a RS da CI está ligada à cultura e à função social das bibliotecas, corroborando uma RS da CI voltada para a Biblioteconomia. Isso pode ser eventualmente explicado, pela maioria da análise das dissertações do PPGCI terem se dado nas produções entre os anos de 1980 e 1990, ano em que o PPGCI atuava com área de concentração nas bibliotecas públicas.

Biografia do Autor

Esdras Renan Farias Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do Bacharelado em Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Discente com bolsa de Iniciação Científica do CNPq/PIBIC/UFPB. Integrante do Grupo de estudos vinculado ao CNPq: Da informação ao conhecimento. Atualmente estou Presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia da UFPB - Gestão Renovação e Transparência - dez. 2010 - dez. 2011. Membro efetivo da Consultoria Júnior em Biblioteconomia da UFPB.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Professora vinculada ao PPGCI-UFPB.

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

GT3 Diversidade dos Campos de Atuação - ARTIGOS