AVALIANDO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FLUTUAÇÃO EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA

Autores

  • Sirlley Gadéa Universidade Federal da Bahia
  • Amanda Amantes Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Atividade Investigativa, Física

Resumo

RESUMO: Neste artigo propomos uma ferramenta metodológica para avaliar o entendimento de estudantes do 4º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o fenômeno de flutuação. Fazemos uma análise sobre a adequação dos instrumentos de coleta para instruir e acessar o entendimento, quando os estudantes são submetidos a uma intervenção de caráter investigativo. Apresentamos o estudo exploratório aplicado a 29 estudantes, sendo os dados coletados em três momentos, a partir de instrumentos distintos: antes da instrução, por um pré-teste, durante a instrução, através de questões e relatos de experiência, e após a instrução, por um pós-teste. Como procedimento metodológico de análise, utilizamos uma ferramenta construída a partir de um referencial neopiagetiano para categorizar as respostas discursivas dos estudantes, transformamos as categorias em dados numéricos e conduzimos uma análise estatística exploratória com base nos escores brutos. A partir dessa análise investigamos a viabilidade da ferramenta para acessar o entendimento sobre o fenômeno de flutuação e estabelecemos parâmetros para avaliar a aprendizagem nesse tipo de instrução, considerada nesse estudo como a evolução do entendimento. A partir dos resultados obtivemos indícios de que a intervenção favoreceu a evolução do entendimento dos estudantes acerca dos conceitos abordados e verificamos a validade dos instrumentos de coleta e do sistema categórico para conduzir pesquisas com a mesma abordagem.

Palavras-chave: Anos Iniciais; Atividade Investigativa; Física.

ASSESSING THE STUDENTS' LEARNING IN THE ELEMENTARY SCHOOL ABOUT FLUCTUATION CONTENT IN A INQUIRY APPROACH

ABSTRACT: We report a methodological tool to assess the understanding of students of the 4th and 5th grade of elementary school about fluctuation content. We provide an analysis of the instrument’s validity, as well as its adequacy to access the understanding during an investigative intervention. We present the exploratory study with 29 students, and data was collected in three moments with different kind of tools: before the instruction by a pre-test, during the instruction by questions and experience reports, and after the instruction by a post-test. As methodological procedure of analysis, we used a taxonomy designed from a neopiagetian background to evaluate the students' discursive responses; we transformed the categories into numerical data in order to do an exploratory statistical analysis based on the raw score. From this analysis, we investigated the tool's feasibility to access the understanding about the fluctuation content and proposed parameters to investigate learning in this type of approach. Findings show that the intervention accomplished the student’s learning goal in an investigative approach, and tools was validated in order to evaluate the understanding in a qualitative way.

Keywords: Initial Series; Investigative Activity; Physics.

Biografia do Autor

Sirlley Gadéa, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do departamento de Física do Estado Sólido do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA).     

Downloads

Publicado

2019-11-20