DESIGN DE ITENS PARA ACESSAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DE CONCEITOS CIENTÍFICOS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD

Autores

  • Viviane Florentino De Melo Universidade Federal da Bahia
  • Amanda Amantes Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Drumond Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Design de itens, instrumento de medida, perfil epistemológico

Resumo

RESUMO: Neste trabalho apresentamos uma proposta de design de itens baseada na teoria do perfil epistemológico de Bachelard para acessar o entendimento dos estudantes acerca de conceitos científicos. Os itens desenhados têm o intuito de acessar o entendimento do conceito científico de densidade. Os itens consistem em questões de múltipla escolha, nas quais os alunos devem marcar a alternativa que consideram que melhor explica determinado fenômeno. As opções de resposta equivalem a diferentes zonas do perfil epistemológico do conceito, ou seja, modos diversos de compreensão do referido fenômeno dentro da perspectiva da Teoria de Bachelard. Argumentamos que, por meio desse instrumento, o professor tem maior possibilidade de compreender o modo de pensar dos alunos sem se basear somente na correção segundo o parâmetro acadêmico. Instrumentos baseados nessa proposta de design podem ser utilizados em avaliações com finalidades diversas e também por pesquisadores da área de ensino/educação.

Palavras-chave: Design de itens, instrumento de medida, perfil epistemológico.

 

DESIGN OF ITEMS TO ACCESS THE UNDERSTANDING OF THE STUDENTS’ SCIENTIFIC CONCEPTS AT LIGHT OF BACHELARD’S EPISTEMOLOGY

 

ABSTRACT: In this paper we present a proposal to items design, based on Bachelard’s theory of epistemological profile, aimed at access the students’ understanding about scientific concepts. Our examples are based on items aiming at access the understanding of the scientific concept of density. The models consist in multiple choice questions, for that the students have to mark the choice they consider to be the best to explain a determined phenomena. The answers options are equivalent to different zones of the concept’s epistemological profile. We argument that, by means of instrument, the teacher have more possibility to understand the mode of thinking of the students. Instruments based on this proposal of design can be used in evaluations with distinct aims and also to researches of the field of science education.

 

Keywords: Design of items, measuring instrument, epistemological profile.

 

Biografia do Autor

Viviane Florentino De Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Ensino História e Filosofia das Ciências (UFBA), Mestre em Educação (UFF). Professora do Departamento de Educação II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).      

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do departamento de Física do Estado Sólido do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Rodrigo Drumond Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2019-11-20