Proposta de Modelos de Relatórios de Clipping Diário e Semestral

Autores

  • Célia Maria da Silva Carvalho Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0003-2239-5552
  • Breno Rodrigo da Costa Moreira Universidade Federal do Amazonas
  • Thaíssa Bárbara da Silva Cordeiro Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Relegado a segundo plano, o clipping, quase sempre, é visto como um mero recorte de notícias. Ademais, os ínfimos modelos de análise disponíveis dificultam a inserção dessa ferramenta no processo de comunicação das empresas. Subutilizado, ele perde o seu valor estratégico, sendo tratado como um procedimento mecânico e sem uma aplicabilidade prática na ambiência organizacional. Neste artigo são apresentados modelos de relatórios diário e semestral de clipping. A metodologia utilizada consistiu em extensa pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, visto a escassez de informações acerca do assunto. Os modelos propostos poderão ser utilizados por empresas e servir como base para outras formas de análise de informações.

PALAVRAS-CHAVE: clipping; imagem; relatório; estratégia; comunicação.

 

Biografia do Autor

Célia Maria da Silva Carvalho, Universidade Federal do Amazonas

É graduada em Comunicação Social -Relações Públicas (1992), especialista em Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências (1994) e Marketing Empresarial (1997), mestre em Ciências Ambientais (2002) e doutora em Biotecnologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é Professora Adjunta do curso de Relações Públicas/UFAM. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas (Comunicação Empresarial, Institucional), Comunicação Ambiental e Marketing. Atua nos programas de pós-graduação Ciências da Comunicação e Design Profissional.

Breno Rodrigo da Costa Moreira, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas.

Thaíssa Bárbara da Silva Cordeiro, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas.

Referências

BUENO, Wilson da Costa. Medindo o retorno do trabalho de assessoria de imprensa. In: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: atlas 2003.

_________. Auditoria de Imagem na Mídia. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CHINEM, Rivaldo. Assessoria de imprensa: como fazer. São Paulo: Summus, 2003.

DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

KOPPLIN, E.; FERRARETO, L.A. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2001.

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? Da informação à notícia: a mídia formando ou deformando uma imagem. São Paulo: Makron Books, 2000.

LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual de assessoria de imprensa. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2002.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.

MOREIRA, Breno Rodrigo da Costa; CORDEIRO, Thaissa Bárbara da Silva. Proposta de modelos de relatórios de clipping para o Manaus Futebol Clube. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM.

PALMA, Jaurês. Jornalismo Empresarial. 2. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1994.

RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de comunicação. São Paulo: Editora Ática, 1998.

SCHMITZ, Antônio Aldo. Avaliação de presença na mídia: como organizações e personalidades medem o retorno do trabalho da assessoria de imprensa. 2005. 60 f. Monografia

Downloads

Publicado

2017-11-29