O lugar da comunicação sustentável na formação dos profissionais de relações públicas

um olhar a partir dos anais dos congressos nacionais da Intercom, no período de 2013 a 2017.

Autores

  • Judy Lima Tavares Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo objetiva identificar as discussões cientificas sobre comunicação e sustentabilidade promovidas no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas por docentes e discentes dos cursos de Relações Públicas, participantes dos congressos nacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, no período de 2013 a 2017. Inicialmente, apresenta definições sobre comunicação sustentável, apontando a necessidade de inserir essa temática na formação dos relações-públicas. Em seguida, discute as diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação no que se refere à inclusão desse tema nas estruturas curriculares dos cursos de graduação. A seguir, discorre sobre os resultados encontrados no mapeamento feito nos congressos nacionais da Intercom, no período investigado. Conclui-se que apesar das novas diretrizes curriculares apontarem a necessidade de inserção da temática da sustentabilidade nos cursos de graduação, o tema ainda não tem sido tão discutido nos ambientes acadêmicos, de acordo com os trabalhos apresentados no maior congresso cientifico da área da comunicação, no Brasil. As pesquisas bibliográfica e  documental serviram como procedimentos metodológicos que geraram os resultados e conclusões apresentados.  

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Sustentável. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação discente. Intercom.

Biografia do Autor

Judy Lima Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Especialista em Administração de Recursos Humanos (UFAM). Bacharela em Comunicação Social – Relações Públicas (UFAM). Professora Assistente II do curso de Comunicação Social – Relações Públicas (UFAM)

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Publicado

2017-11-29