Inclusão na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5921

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar a atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para a permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal do Acre (UFAC). O estudo consistiu em uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, foi utilizado como método a análise documental e exploratória. Fizeram parte como sujeitos da pesquisa, o coordenador e profissionais do NAI. Como procedimento de coleta de informações foram analisados documentos do NAI sobre os estudantes com deficiência da UFAC, bem como, informações sobre a sua atuação para a inclusão desse público. Também, foi utilizada a entrevista aberta, com o coordenador em exercício do NAI. Como procedimento de análise das informações, os documentos foram organizados em três categorias: a estrutura de funcionamento do NAI; os estudantes com deficiência da UFAC e as ações desenvolvidas pelo NAI para os estudantes com deficiência. Os resultados evidenciaram, entre outros aspectos, que apesar do importante trabalho realizado pelo NAI para a inclusão do estudante com deficiência da UFAC, muito ainda precisa ser feito para que esses estudantes tenham a efetivação de seus direitos e a minimização de obstáculos nas condições plenas de participação e aprendizagem, para que dessa forma, possa aumentar as taxas de sucesso acadêmico desses sujeitos.

Biografia do Autor

Maria Auxileide da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre e Especialização em Psicopedagogia. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Acre, ocupa o cargo de Coordenadora de Currículo da Diretoria de apoio ao desenvolvimento do ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Publicado

2020-03-05

Como Citar

Oliveira, M. A. da S. (2020). Inclusão na educação superior. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 4(2), 01–19. https://doi.org/10.29280/rappge.v4i2.5921