Desafios no trabalho da assessoria pedagógica do ensino médio presencial com mediação tecnológica do Amazonas

Autores

  • Christiane Alves Byron de Mello Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Vítor Fonseca Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4941

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação da autora, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como questão norteadora as ações que podem ser adotadas para melhorar o trabalho do Assessor Pedagógico junto aos Professores Ministrantes e Presenciais do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.  Para a análise do caso de gestão, a pesquisa usou metodologia qualitativa, análise de documentos, a realização de entrevistas e aplicação de questionários para a coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com a equipe de Assessoria Pedagógica do Ensino Médio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) e com o Coordenador Local de Manacapuru. O questionário foi aplicado aos Professores Ministrantes e aos Professores Presenciais do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa apontam duas problemáticas centrais:  i) a dificuldade na formação dos Professores Presenciais para o desempenho de suas atribuições técnicas e pedagógicas; ii) a necessidade de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos fluxos de comunicação interna e externa no CEMEAM. A partir dessas constatações, com intuito de minimizar essas dificuldades, foram propostas as seguintes ações de intervenção: Proposta de Curso de Formação do Coordenador Local do EPMT; Implementação do acompanhamento, monitoramento e avaliação dos fluxos de comunicação interna e externa do CEMEAM.  

Palavras-Chave: Ensino Mediado por Tecnologia; Mediação; Amazonas.

Biografia do Autor

Christiane Alves Byron de Mello, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (RJ) e em andamento, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, na Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Vítor Fonseca Figueiredo, Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES (2006). Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2010). Especialista em Educação à Distância pela Faculdade Noroeste de Minas/FINOM (2011). Doutor em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). É Analista de Formação em Educação à Distância no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAED/UFJF, cargo em que atua como suporte de orientação das dissertações de mestrado.

Downloads

Publicado

2019-01-13

Como Citar

Mello, C. A. B. de, & Figueiredo, V. F. (2019). Desafios no trabalho da assessoria pedagógica do ensino médio presencial com mediação tecnológica do Amazonas. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 3(2), 139–160. https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4941