OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS JOVENS DE COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

Autores

  • Thaline Castro de Lima Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • Marcelo Aguilar Calegare Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Resumo

Tendo em vista que as plantas medicinais são um dos recursos naturais que pode ter impacto no cotidiano e na subjetividade das pessoas residentes em comunidades ribeirinhas amazônicas, esta pesquisa buscou compreender os significados desse conhecimento tradicional para as jovens moradoras de uma comunidade. Para isso, realizamos pesquisa qualitativa, através de grupo focal, com 12 jovens com idades entre 10 e 21 anos, que residiam em comunidade ribeirinha na zona rural do município de Caapiranga/AM. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo análise de conteúdo de Bardin, com a elaboração de seis categorias temáticas: (a) cuidado familiar e a transmissão do conhecimento; (b) motivo do uso: as necessidades e o cultivo; (c) circunstância do uso: cura da doença e manutenção da saúde; (d) preferência do uso: sabor e eficácia; (e) importância de conhecer e indicar o uso; (f) interesse em aprender: dependência de alguém e do interesse do jovem. Considera-se que esta pesquisa contribuiu para a reflexão e a compreensão do modo como as jovens se posicionam frente ao conhecimento tradicional sobre plantas medicinais e como esta relação social contribui com o seu desenvolvimento e a preservação deste conhecimento na comunidade ribeirinha, abrindo perspectivas para estudos mais aprofundados na área.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jovens, Ambientes Rurais, Amazônia, plantas medicinais, conhecimento tradicional.

 

THE MEANINGS ATTRIBUTED BY YOUTH OF AMAZON RIVERINE COMMUNITIES TO THE USE OF MEDICINAL PLANTS

 

ABSTRACT: Considering medicinal plants are a type of natural resource that can have an impact on the daily life and subjectivity of people living in Amazonian riverine communities, this research looked for understand the meanings of this traditional knowledge to youth living in a community. Therefore, we conducted a qualitative research, through a focus group, with 12 youth between 10 and 21 years old, who live in the riverine community in the rural area of ​​the municipality of Caapiranga/AM. The interviews were transcribed and analyzed with the content analysis based on Bardin, with a discussion of six thematic categories: (a) family care and the transmission of knowledge; (b) reason for use: needs and cultivation; (c) condition of use: cure of disease and maintenance of health; (d) preference of use: taste and efficiency; (e) importance of knowing and indicating the use; (f) interest in learning: dependence on someone and interest of the young person. We considered that this research contributes to a reflection and understanding of the way in which youth stand about the knowledge of medicinal plants, and how this social relation contributes to development and the preservation of the traditional knowledge in the riverine community, opening the vision for further studies in the field.

 

KEYWORDS: Youth, Rural Environments, Amazon Region, medicinal plants, traditional knowledge

 

 

Biografia do Autor

Thaline Castro de Lima, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Graduanda do 12º período de psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Experimental e Neurociências do Comportamento (LAPENEC/UFAM). Desenvolveu projeto de Iniciação Científica (Pibic 2017-2018) com o tema "Os significados atribuídos pelos adolescentes de comunidade ribeirinha ao uso de plantas medicinais" sob orientação do Prof° Dr. Marcelo Gustavo Aguilar Calegare. Atualmente estagia em Psicologia no Centro Integrado de Atenção e Defesa à Pessoa Idosa (CIPDI/SEJUSC).(UFAM, Av. General Rodrigo Octávio, n 6200, Bloco X, Setor Sul, CEP 69080-900, Coroado I, Manaus-AM; Contato (92) 33051181, ramal 2583

Marcelo Aguilar Calegare, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM. Possui graduação em Psicologia (IP-USP/2002), mestrado (IP-USP/2005) e doutorado em Psicologia Social (IP-USP, 2010). Bolsista DCR FAPEAM/CNPq, no Lapsea/INPA (2011-2014). Professor Visitante do PPGPSI/UFAM (fev/2014-fev/2016). Professor Adjunto, do departamento de Psicologia da FE/UFG (jun-out/2016). Atualmente Professor Adjunto A-II da FAPSI/UFAM (out/2016-atual). Coordenador PPGPSI-UFAM (jun/2017-atual). Membro dos grupos de pesquisa CNPq: 1) Educação Ambiental com Comunidades Urbanas na Amazônia (Lapsea/Inpa); 2) Psicologia e práticas sócio-culturais (Ufam); 3) Multilinguismo e Interculturalidade no Mundo Digital (Unicamp).  1 (Av. General Rodrigo Octávio, n 6200, Bloco X, Setor Sul, CEP 69080-900, Coroado I, Manaus-AM; Contato (92) 33051181, ramal 2583.

Downloads

Publicado

2019-11-20