DEPRESSÃO NA INFÂNCIA: OLHAR DO PSICOPEDAGOGO

Autores

  • Bianca Martins da Silva
  • Tereza Alves Ferreria
  • Marcos Venicio Esper Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Resumo

A depressão na infância é um transtorno de humor que vem atingindo cada vez mais crianças nos dias atuais. O presente estudo é de abordagem qualitativa e tem como objetivo abordar a depressão na infância na visão do psicopedagogo. Realizou-se um levantamento bibliográfico na construção de referencial teórico seguido de pesquisa de campo, realizada no Centro de Atendimento Especializado, localizado no município de Passos, Minas Gerais. O desenvolvimento da pesquisa se deu nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018. O trabalho é composto de dois capítulos. O primeiro capítulo aborda os aspectos da depressão na infância, suas características, sintomas e tratamento. O segundo capítulo diz respeito à depressão infantil no contexto escolar, tratando das consequências da depressão no desempenho escolar da criança. Constatou-se que a depressão na infância está relacionada à aspectos psíqicos,sociais e cognitivos e gera prejuízos em todas as áreas da vida da criança na medida em que afeta seu  o convívio social, o processo de  aprendizagem e  sua saúde psicológica. Verificou-se que o diagnóstico e tratamento das crianças depressivas vêm acontecendo de forma tardia devido à falta de reconhecimento dos sintomas pela família e a escola. Além disso, concluiu-se que a desestrutura familiar contribui para o surgimento da depressão na infância.

PALAVRAS-CHAVE: Depressão, Criança, Educação.

 

 

 

ABSTRACT: Depression in childhood is a mood disorder that is reaching more and more children today. The present study is a qualitative approach and aims to address depression in childhood in the psycho-pedagogical view. A bibliographical survey was carried out in the construction of a theoretical reference followed by field research, carried out at the Specialized Service Center, located in the city of Passos, Minas Gerais. The research was carried out in August, September and October of 2018. The work is composed of two chapters. The first chapter addresses the aspects of childhood depression, its characteristics, symptoms, and treatment. The second chapter deals with children's depression in the school context, dealing with the consequences of depression on the child's school performance. It was found that depression in childhood is related to psychic, social and cognitive aspects and generates damages in all areas of the child's life insofar as it affects their social life, the learning process and their psychological health. It has been found that the diagnosis and treatment of depressive children have been occurring late due to lack of recognition of symptoms by the family and school. In addition, it was concluded that family dysfunction contributes to the onset of depression in childhood.

KEYWORDS: Depression, Child, Education.

Biografia do Autor

Bianca Martins da Silva

Graduada em Pedagogia (UEMG)

Tereza Alves Ferreria

Graduada em Pedagogia (UEMG)

Marcos Venicio Esper, Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

Docente do curso de Pedagogia (UEMG

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Publicado

2019-11-20