HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi <p style="text-align: justify;"><strong>Missão</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista&nbsp;<em>Hon no Mushi</em>&nbsp;configura-se em um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de ideias, culturas, bem como a convergência de estudos científicos diversos e novos conhecimentos nos campos da literatura, da língua e da cultura japonesas e do ensino de línguas. Assim, acolhe os desdobramentos revelados nas mais distintas formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro e legítimo convite a diferentes inscrições a partir da fecunda multiplicidade de olhares.</p> <p style="text-align: justify;">&nbsp;</p> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem à Revista Hon no Mishi - Estudos Multidisciplinares Japoneses e aos autores de cada artigo. Todo trabalho ou parte dele, quando citado ou utilizado, deve ser referenciado.&nbsp;</p> honnomushi.revista@gmail.com (Cacio José Ferreira) caciosan@ufam.edu.br (Cacio José Ferreira) Sun, 01 Sep 2019 21:55:26 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EDIÇÃO COMPLETA http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/6141 <p>A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses é um periódico de grande relevância para a publicação de Estudos Japoneses no Brasil. Desde seu primeiro volume, em 2016, a revista oferece um espaço multidisciplinar importante para a discussão crítica de diversas áreas envolvendo as pesquisas nas áreas de língua, literatura e cultura japonesa. O Volume 4, número 6, coordenado pela professora Dra. Mina Isotani, da Universidade Federal do Paraná, propôs a primeira edição brasileira dedicada à figura feminina e suas representações na literatura nipônica e às escritoras japonesas. A escrita feminina e as representações do feminino na Literatura Japonesa ainda são assuntos pouco abordados na área de Estudos Japoneses.</p> Mina Isotani Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/6141 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/6125 <p>A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses é um periódico de grande relevância para a publicação de Estudos Japoneses no Brasil. Desde seu primeiro volume, em 2016, a revista oferece um espaço multidisciplinar importante para a discussão crítica de diversas áreas envolvendo as pesquisas nas áreas de língua, literatura e cultura japonesa. O Volume 4, número 6, coordenado pela professora Dra. Mina Isotani, da Universidade Federal do Paraná, propôs a primeira edição brasileira dedicada à figura feminina e suas representações na literatura nipônica e às escritoras japonesas.&nbsp;</p> Mina Isotani Copyright (c) http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/6125 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 AS MULHERES NA LITERATURA – A POESIA FEMININA JAPONESA: ONO NO KOMACHI E IZUMI SHIKIBU http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5893 <p>Temos por objetivo, a partir deste artigo, apresentar duas poetisas as mais famosas da história da literatura do Japão: Ono no Komachi e Izumi Shikibu. Mulheres de grande beleza, viveram em uma época – o período Heian - na qual a beleza fazia parte dos mínimos detalhes da vidada corte. Mulheres que compartilharam suas angústias sentimentais, a dor da perda, a sexualidade feminina em um momento e uma sociedade nos quais as mulheres pouco ou nenhum direto possuíam. Nosso trabalho pretende, pois, mostrar a poesia de Komachi e Shikibu, bem como suas vidas e preencher uma lacuna no que se refere aos estudos literários nipônicos em solo brasileiro.</p> Ayanne Larissa Almeida de Souza Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5893 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 CONTEMPLANDO O ÍNTIMO COM OTOKO UENO EM "BELEZA E TRISTEZA" http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5524 <p><span style="font-weight: 400;">O presente trabalho refere-se à obra </span><em><span style="font-weight: 400;">Beleza e Tristeza</span></em><span style="font-weight: 400;">, de Yasunari Kawabata, no tocante à contemplação por meio de uma das personagens principais, Otoko Ueno. Revisamos o estilo de escrita do autor, estudioso e promotor da cultura japonesa clássica, que inclui elementos da estética clássica na obra e que se relacionam à personagem analisada. Encontramos nas divisões seguintes questões como o íntimo de Otoko que se estende às outras personagens, tornando-a fragmentada e dando uma impressão de falta de profundidade, e como isso transforma a imagem dos outros em uma reflexão da mesma. Esse reflexo, por ela contemplado, acaba também por ser rotulado como narcisismo pelo próprio autor dentro do romance.</span></p> <p>&nbsp;</p> Yara Nogueira Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5524 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 TANIZAKI: "VORAGEM" E SUA RELAÇÃO COM A ARTE http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5621 <p>O presente trabalho procura trazer relações entre o livro "Voragem", de Jun’ichirô Tanizaki e a representação artística na forma dos <em>shunga </em>e do pilar do amor grego (<em>eros, filia e ágape</em>). O autor em vida sempre procurou a arte para descrever suas obras, e a proposta é olhar para a relação das personagens principais com esses olhos, buscando o viés artístico em suas descrições durante os acontecimentos do livro.</p> Dioney Ribeiro da Silveira Junior Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5621 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 "RÉQUIEM" E O PAPEL FEMININO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5575 <p>O presente trabalho pretende discorrer acerca do papel feminino das mulheres japonesas durante a Segunda Guerra Mundial através de uma análise da obra de ficção&nbsp; "Réquiem" (1972), de Shizuko Gô. De protetoras do lar a produtoras de armamento, muitos foram os papéis que as mulheres foram obrigadas a ocupar durante o período de guerra e Shizuko transita por cada um deles em sua obra. E é sobre como são representadas essas múltiplas participações das mulheres que gostaria de discorrer, fazendo um paralelo entre as múltiplas narrativas femininas que a autora representa em seu texto e os registros históricos da época aos quais temos acesso. Neste trabalho, retiro alguns trechos da obra Réquiem a partir dos quais podemos refletir sobre a presença da mulher na Guerra.</p> Greice Luize Schaefer da Silva Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5575 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 O FEMININO NOS CONTOS DE OSAMU DAZAI http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5513 <p>Nesse artigo pretende-se analisar a representação do feminino nos contos <em>Villon’s Wife (1947)</em> e <em>Schoolgirl (1939) </em>do célebre Osamu Dazai. Autor do período moderno japonês, reconhecido pelo gênero Romance do Eu, um literato angustiado com a realidade do ser humano que se utiliza da visão&nbsp;crítica das narradoras, que têm de lidar com a pressão de preservar sua posição social perante as exigências sociais e aflições do futuro incerto, ao passo que as figuras masculinas não correspondem com as mesmas imposições político-sociais da modernidade.</p> Tatiana Cared Tavares Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5513 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 EROTISMO E O PODER DO CORPO NA OBRA "A CASA DAS BELAS ADORMECIDAS", DE KAWABATA YASUNARI http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5898 <p>O poder exercido pelo corpo nu, o frescor juvenil e a decadência física do idoso constroem a complexa relação entre o dominante e o dominado no romance <em>A casa das Belas Adormecidas</em> (1961), de Kawabata Yasunari. O discurso que sanciona as estruturas simbólicas de significação do masculino e do feminino é dissecado e reavaliado no instante da autoconscientização quanto à fragilidade da estrutura social, que atribuía ao homem japonês dominância sobre a mulher. Nesse sentido, quando o protagonista Eguchi, de 67 anos, procura uma casa de prostituição, cujo serviço era oferecer aos homens de meia idade a oportunidade de desfrutar a companhia de jovens virgens, a virilidade perdida pode ser retomada no âmbito subjetivo de um encontro sem diálogo, sem interação, sem a regulamentação comumente creditada aos padrões socialmente exigidos. Contudo, a perversão e a sensação de domínio se liquefazem no momento em que, a até então inquestionada identidade do ¨macho¨, se depara com a supremacia do corpo jovem, com a autoconsciência da incapacidade de consumação do ato sexual, transformando o desejo em desespero. Dessa forma, baseado na reflexão do discurso regulamentador e das relações de poder discutidos em <em>Na História da Sexualidade</em>, de Michael Foucault, o presente trabalho tem como objetivo apresentar de que forma o erotismo e o poder do corpo servem de ferramentas para compreendermos a desintegração das representações identitárias, atribuindo ao homem e à mulher novos posicionamentos discursivos, que ultrapassam as definições de gênero.</p> Mina Isotani Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5898 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 POLÍTICAS DO CORPO FEMININO EM "COBRAS E PIERCINGS" http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5574 <p><span style="font-weight: 400;">Kanehara Hitomi, nascida na cidade de Tóquio em 8 de agosto de 1983, filha de um professor de literatura e tradutor, interrompeu seus estudos aos doze anos, saindo de casa aos quinze. Seu primeiro livro a ser publicado fora </span><strong>Cobras e Piercings</strong><span style="font-weight: 400;">, que chegou a ser traduzido para diversas línguas, inclusive para o português brasileiro, sendo publicado pela Geração Editorial em 2007, apenas três anos após a primeira edição em japonês. </span><strong>Cobras e Piercings </strong><span style="font-weight: 400;">fez com que a autora vendesse mais de um milhão de cópias, recebendo o Prêmio Akutagawa, o mais importante de literatura no Japão. Esse artigo propõe discutir as políticas que o corpo feminino exerce dentro do texto da autora, além dos meios de interpretações que nos permitem afirmar que a obra, em sua essência, é uma forma de reivindicação contra sistema e cultura do patriarcado na nação japonesa.</span></p> <p>&nbsp;</p> Wanderson Tobias Rodrigues Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5574 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000 A MULHER JAPONESA COMO SÍMBOLO EM "NAGASAKI", DE ANTONIO OLINTO http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5640 <p>Este artigo analisa no poema "Nagasaki" de Antonio Olinto, publicado em 1957, a representação da mulher como natureza e como alegoria do Japão. Trata-se de um poema de tom precautório, que aproxima a realidade japonesa à brasileira para refletir sobre um possível holocausto nuclear.</p> Vitor Gama Copyright (c) 2019 HON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-3846 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/5640 Sun, 01 Sep 2019 00:00:00 +0000