Coletânea em Linguística Japonesa

2020-01-09

A língua japonesa está entre as 10 línguas mais faladas no mundo com aproximadamente 128 milhões de falantes. Muitas das pessoas que comunicam em língua japonesa se encontram no Brasil, destino de milhares de emigrantes do arquipélago durante o século passado.

No entanto, há várias lacunas no nosso conhecimento sobre a língua, como a relação do japonês com as outras línguas naturais faladas ao redor do globo, entre outros pontos. 

Com o propósito de dar maior visibilidade aos estudos e pesquisas sobre o nihongo, como é chamado na língua nativa, o Volume 5, número 8 da Revista Hon no Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses é dedicado aos tópicos em linguística japonesa. Assim, este número oferece oportunidade de publicação a linguistas e estudantes das mais diversas áreas do estudo linguístico no que tange os estudos japoneses, como fonologia, morfologia, sintaxe, pragmática, sociolinguística e linguística histórica.

Pedimos ao interessados a submissão dos artigos até o dia 15 de março de 2020 no site http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi.

Professora Kaoru Tanaka de Lira

Professor Marcus Tanaka de Lira

Editores