ENTRE O REFLEXO ESTÉTICO, A ESSÊNCIA E A APARÊNCIA DA TEORIA DO MEDALHÃO

Autores

  • Ingrid Karina Morales Pinilla Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v7i13.5369

Resumo

A “Teoria do medalhão”, um dos contos mais importantes de Machado de Assis, apresenta aspectos caricaturais dos conselhos de um pai para o filho que acaba de fazer vinte e um anos (a maioridade à época). O anseio do patriarca é que seu filho se torne um notável “medalhão” na sociedade. Com efeito as detalhadas instruções dadas pelo genitor são uma resolução machadiana para representar uma realidade social, que continua sendo atual, e colocar em xeque a ideologia burguesa. Nesse contexto, analisamos o Reflexo Estético e a dualidade essência x aparência, a partir da perspectiva do materialismo dialético de Karl Marx, que tem como elemento central a realidade na sua totalidade. Para tanto recorremos aos estudos de Georg Lukács sobre a estrutura do estético na dialética marxista.

Biografia do Autor

Ingrid Karina Morales Pinilla, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2016), com área de concentração em Estudos Literários. Graduada em Letras - Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atualmente é professora de língua espanhola da rede pública estadual do Amazonas. É membro do corpo editorial da revista Decifrar. Atuou como professora substituta na Universidade Federal do Amazonas (2016-2018), lotada no Departamento de Letras - Língua e Literatura Espanhola e professora do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFAM (2014 - 2015).

Downloads

Publicado

2019-06-29

Como Citar

Pinilla, I. K. M. (2019). ENTRE O REFLEXO ESTÉTICO, A ESSÊNCIA E A APARÊNCIA DA TEORIA DO MEDALHÃO. Revista Decifrar, 7(13), 117–124. https://doi.org/10.29281/rd.v7i13.5369

Edição

Seção

TEMAS LIVRES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)