DA HARMONIA AO CONFLITO

THE REGIONAL LABOR OFFICE IN ALAGOAS (1956-1959)

Autores

  • Anderson Vieira Moura GT Mundos do Trabalho - AM

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v9i1.3806

Palavras-chave:

Delegacia Regional do Trabalho, operários têxteis, sindicatos.

Resumo

Em 1956, Edson Falcão retornava ao cargo de delegado Regional do Trabalho em Alagoas. Nessa segunda vez, chegou até a compor a mesa em reuniões do maior sindicato têxtil do estado para expor seu programa de trabalho e ouvir os operários. Falcão era figura recorrente em reuniões sindicais, além de ter proximidade e apoio do então governador Muniz Falcão. Contudo, sua atuação à frente da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) chegou a um momento crucial após conflitos político-partidários (indiretos) com governador, acabando por desgastar também sua relação com os trabalhadores. O objetivo desse artigo é analisar algumas atuações do delegado do Trabalho e como ocorreu seu declínio na função, através de atas sindicais, reportagens de jornais, processos trabalhistas e uma entrevista feita com seu primogênito.

Biografia do Autor

Anderson Vieira Moura, GT Mundos do Trabalho - AM

Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Moura, A. V. (2017). DA HARMONIA AO CONFLITO: THE REGIONAL LABOR OFFICE IN ALAGOAS (1956-1959). Canoa Do Tempo, 9(1), 22–39. https://doi.org/10.38047/rct.v9i1.3806

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)