A MÚSICA NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA INCLUSIVA.

Autores

  • Allana Negreiros Dias Dias Universidade Nilton Lins.
  • Arthur Douglas dos Santos Souza Universidade Nilton Lins.
  • Fabiane da Silva Lobo Lobo Universidade Nilton Lins.
  • Francilene Memória Memória Universidade Nilton Lins.
  • Maiara Lemes Caixeta Caixeta Universidade Nilton Lins.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como título “A música na perspectiva da prática pedagógica”, onde nosso interesse foi investigar e entender de que maneira os professores de educação musical abordam essas práticas com os alunos em salas inclusivas do Ensino Regular. Para tanto, definimos como objetivo geral descrever sobre as práticas musicais como ação pedagógica inclusiva. O presente estudo se embasou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB 9394/96; Constituição Federal do Brasil- CFB (1988), e dialogou com autores que comungavam com a temática da pesquisa, sendo: Brasil (2009), Cervellini (2003), Fink (2009), Loureiro (2004), Oliveira (2010) e entre outros. O tipo de pesquisa em relação à abordagem é qualitativa e em relação aos procedimentos é de caráter bibliográfica, que nos possibilitou apontar que embora tenha tido avanço, no que diz respeito à lei, ainda há muito a se avançar, pois ainda há uma certa resistência na inclusão da disciplina música nos componentes curriculares, assim como há paradigmas que precisam ser quebrados quando o verdadeiro significado da musicalidade. Foi possível perceber que a inclusão supera os ditos em lei, para incluir de fato se faz necessário não somente incluir estes alunos ao diário escolar tem de oferecer estruturas físicas, metodológicas e pedagógicas. Deste modo, este trabalho visa contribuir para outros estudos sobre a temática adotada, a fim de que possa somar para a construção de uma educação cada vez melhor.

Palavras-chave: Música, Práticas musicais, Ação pedagógica inclusiva.

Biografia do Autor

Allana Negreiros Dias Dias , Universidade Nilton Lins.

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins. E-mail: allananegreiros@gmail.com

Arthur Douglas dos Santos Souza , Universidade Nilton Lins.

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins.  

Fabiane da Silva Lobo Lobo, Universidade Nilton Lins.

Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. E-mail: biane_bia@hotmail.com

Francilene Memória Memória , Universidade Nilton Lins.

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Nilton Lins. Pós-graduanda de MBA em Gestão e liderança de pessoas por metodologia Coaching pela faculdade Montenegro. Professora de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Nilton Lins. E-mail: francilenememoria@hotmail.com

Maiara Lemes Caixeta Caixeta, Universidade Nilton Lins.

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Nilton Lins.

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Associado Nível IV da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (Doutor em Psicologia Clínica - USP e Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho - USP). Grupo de Pesquisa CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

 

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Publicado

2020-03-23