NÍVEL DE ATENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Autores

  • Tábata Aretha Martins Lima Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kathya Augusta Thomé Lopes Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Minerva Leopoldina de Castro Amorim Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Resumo: A atenção se encontra intimamente ligada ao processamento de informação e ao aprendizado que temos ao longo da vida. Sendo fundamental durante a fase escolar para a aquisição de informações, gestos motores e rendimento. Objetivo: Avaliar o nível de atenção dos alunos do ensino fundamental II de uma Escola da rede pública municipal de ensino, localizada na zona leste da cidade de Manaus-AM. Metodologia: A amostra foi composta por 66 alunos que são atendidos pelos bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto: Educação Física. O instrumento aplicado foi oTeste de AtençãoConcentrada de Toulouse Pierón. Resultado: Quando comparado entre os sexos e a idade (mais velhos e mais novos), os meninos mais velhos apresentaram um nível de atenção mais elevado. Conclusão: Os alunos com nível de atenção mais baixo possuem dificuldade em manter a sua atenção seletiva.

Palavras Chaves: Atenção, alunos, Processamento da informação.

LEVEL OF ATTENTION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF ELEMENTARY SCHOOL II STUDENTS

Abstract: Attention is closely linked to information processing and lifelong learning. Being fundamental during the school phase for the acquisition of information, motor gestures and performance. Objective: To evaluate the level of attention of elementary school students from a public school system located in the east of Manaus-AM. Methodology: The sample will be composed of 66 students who areassisted by the scholars of the Pedagogical Residence Program (PRP), Subproject: Physical Education. The instrument applied was the Toulouse Pierón concentrated attention test. Result: When compared between sexes and age (older and younger), older boys have a higher level of attention.Conclusion: Students with lower attention levels have difficulty maintaining selective attention.

Keywords:Attention, students, InformationProcessing.

 

 

Biografia do Autor

Tábata Aretha Martins Lima, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil.

Kathya Augusta Thomé Lopes, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Doutora, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil.

Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professora Doutora, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-23